Diretora e vice-diretor do Campus de Patu tomam posse

Professores, técnicos administrativos e estudantes do Campus Avançado de Patu (CAP), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), prestigiaram a solenidade de posse de Cláudia Maria Felício Ferreira Tomé e Aluísio Dutra de Oliveira para os cargos de Diretora e Vice-Diretor, respectivamente, da unidade. A cerimônia, que ocorreu no auditório do CAP, contou ainda com a presença do reitor Pedro Fernandes, a vice-reitora Fátima Raquel, gestores da UERN e diretores dos campi.

Cláudia Maria Felício externou a emoção de assumir a responsabilidade de dirigir o Campus patuense. “A comunidade acadêmica nos confiou a direção do CAP. Isso nos emociona, pois representa um reconhecimento de um trabalho de 20 anos dentro da Universidade”, declara.

Iniciando seu primeiro mandato à frente da direção do Campus, Cláudia Maria Felício pretende utilizar a experiência de gestão como chefe e subchefe de departamento e vice-diretora para otimizar as ações desenvolvidas no CAP. “Começamos o trabalho de ampliação da vida acadêmica, com incentivo a ações de pesquisa e extensão”, frisa. A diretora se propõe a trabalhar para potencializar as ações de ensino, trabalhar a fim de buscar mestrados acadêmicos e profissionais, discutir a possibilidade da ampliação dos cursos de graduação.

O CAP atende estudantes de mais de 20 cidades da região, tanto do Rio Grande do Norte quanto da Paraíba. Cláudia Maria Felício externou a importância do Campus para o desenvolvimento da região, enfatizando a responsabilidade de estar à frente da unidade. Para ela, mais do que agente de formação, a UERN representa um agente transformador de vida.

“A UERN é eminentemente interiorana, ela é povo, resistência, sonho de liberdade, promessa de vida (…) Tenho acreditado na promessa que fazemos a cada um de nós de contribuir para preparação de profissionais cada vez melhores, tenho acreditado na promessa de uma UERN sempre sobrevivente, sempre inventiva”, declarou em seu discurso de posse.

O reitor Pedro Fernandes enfatizou os avanços no Campus de Patu nos últimos anos. Entre as melhorias, ele citou a perfuração do poço e a realização de concurso para contratar servidores. “Dos 30 professores do Campus, nove foram convocados nos últimos concursos, inclusive para o curso de Letras, que era um curso novo. Também 40% dos técnicos administrativos vieram do último certame”, informa.

Ele alertou ainda aos novos dirigentes dos desafios de estar à frente de uma gestão. “Nem sempre o caminho é fácil, muitas vezes você (Cláudia Maria Felício) vai se sentir sozinha, mas por meio da força de vontade, do trabalho em conjunto e a união entre todos os segmentos é possível superar as adversidades e desenvolver um bom trabalho em prol da comunidade”, destaca.