Diretora de Políticas e Ações Inclusivas representa a UERN na Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana em Mossoró

Titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) da UERN, a professora Ana Lúcia Aguiar irá compor a Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana em Mossoró, representando a Universidade. A comissão foi inaugurada no último dia 3, na Câmara Municipal, e realizará um trabalho sistemático, ao longo do ano, para a conscientização no trânsito da cidade, como forma de combater acidentes.

Durante a sessão inaugural da Frente Parlamentar, Ana Lúcia salientou a necessidade de se discutirem questões ligadas ao deslocamento de pessoas com deficiência e a temas como a quebra de barreiras atitudinais, conceituais, físicas e arquitetônicas.

A professora sugeriu, como tema para ser debatido pela comissão, “Educação, Desenho Universal e Acessibilidade”. O tema foi aprovado como a primeira discussão no rol de assuntos trazidos pelo presidente da Frente Parlamentar, o vereador Alex Moacir. A temática será discutida na próxima reunião, que ocorrerá até o fim do mês de maio.

Também durante a cerimônia de inauguração da comissão, a professora destacou os projetos de extensão desenvolvidos pela equipe multiprofissional da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Entre os projetos, Ana Lúcia citou as ações voltadas à discussão e solução de problemas ligados ao deslocamento de pessoas cegas, que enfrentam dificuldades para transitarem com autonomia pela cidade.

A docente ressaltou ainda que a participação das universidades e demais instituições convidadas para as discussões “aponta para a leitura de que toda a sociedade é responsável e precisa se implicar para com ações para combater o índice elevado de vítimas no trânsito”.

“Discussões sobre trânsito, e a mobilidade urbana, pedem o envolvimento de toda a sociedade, pois a preocupação com o outro que transita, bem como aqueles que dirigem seus veículos, passa por um processo de reeducação, uma educação para as sensibilidades, uma alfabetização do sensível, dentro da ordem do dia”, frisou Ana Lúcia Aguiar.