...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diretora de Ações Inclusivas ministra palestra na abertura da Semana Nacional do Trânsito

“Passei um susto quando sofri um acidente. Como surdo, não pude me fazer entendido, e questionaram: “Por que um surdo está dirigindo?”.

O relato de um surdo sobre a situação de constrangimento que viveu no trânsito foi uma das narrativas que a professora Ana Lúcia Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas da UERN, utilizou para ilustrar cenários que alertam para a necessidade de se pensar no outro e nas diferenças presentes no trânsito.

A apresentação foi feita durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito em Mossoró, na última quarta-feira (18), no prédio do SENAI. No evento, a professora proferiu a palestra “Como argila nas mãos do oleiro: aprender a conhecer, preservar a vida”, durante a qual apresentou diversos relatos sobre entraves enfrentados por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao se deslocarem pela cidade.

A professora alertou para a necessidade de que sejam discutidas questões ligadas à inclusão e à acessibilidade ao se pensar no trânsito da cidade e destacou o papel da UERN como fomentadora desse processo. “São ações que devem ser cotidianas”, enfatizou.

No último mês, destacou a professora, a Universidade deu início ao Curso de LIBRAS para Agentes de Trânsito de Mossoró, que contempla 36 profissionais. A iniciativa faz parte das ações previstas pela Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana em Mossoró, da qual a UERN faz parte, representada pela DAIN.

A Semana Nacional de Trânsito é promovida pela Prefeitura de Mossoró, em parceria com diversas instituições.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support