Diretor do Campus de Natal representa a UERN na Marcha pela Ciência

No último sábado(22), o Fórum de Reitores do RN reuniu a comunidade acadêmica e científica do Rio Grande do Norte e a sociedade potiguar para a Marcha pela Ciência, no Parque da Cidade, em Natal. O evento de âmbito nacional e internacional é organizado pelas organizações representativas de cientistas e pesquisadores.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi representada pelo diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Francisco Dantas.

A Marcha pela Ciência e Defesa da Vida visa expor a insatisfação dos produtores de conhecimento e respectivas instituições responsáveis, com a redução de investimentos públicos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, que impacta negativamente no desenvolvimento nacional.

Em sua fala, o Prof. Francisco Dantas ressaltou que diante de uma crise econômica sem precedentes, surpreendentemente, o Brasil tem adotado medidas que ameaçam o desenvolvimento científico nacional, tentando justificar que os cortes para as instituições e projeto de produção de conhecimento são para gerar a economia necessária para o custeio do país. “Sem ciência não há desenvolvimento econômico, ambiental, tecnológico e social. Nossos governantes precisam deixar de olhar para a Ciência como algo que gera despesa. Ciência é investimento. Ciência é vida. Ciência é desenvolvimento. Ciência é Inovação”, protestou.

A Marcha reuniu em Natal representações de mais de 500 cidades ao redor do mundo em defesa da Ciência. Festejando a realização do evento, o representante da UERN conclamou a sociedade: “Não podemos ficar de braços cruzados diante de um potencial desmonte das universidades e da pesquisa nacional. Lutar por um país economicamente e socialmente desenvolvido, através do fortalecimento da Ciência, deve ser o nosso compromisso com o Estado do RN, com o Brasil e com as próximas gerações”.