...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diretor da FINEP visita laboratórios e obras em andamento da UERN

O diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Prof. Wanderley de Souza, visitou nesta quarta-feira (9) laboratórios de pesquisas que possuem equipamentos adquiridos com recursos de CTINFRA’s da Finep e obras em andamento na instituição que também recebem recursos da agência financiadora. Ele estava acompanhado pelo superintendente da área de desenvolvimento científico e tecnológico e de infraestrutura, Ricardo Rosa, e pelo assessor jurídico, Bruno Mattos.

A equipe foi recepcionada pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UERN, professor João Maria Soares, e outros professores e pesquisadores da instituição. Durante a visita aos laboratórios, a equipe da Finep acompanhou o trabalho realizado pelos pesquisadores com os equipamentos adquiridos a partir dos recursos financiados pela agência.

“Nosso primeiro objetivo é conhecer o que a Universidade fez com os recursos aprovados. Percebemos uma quantidade significativa de equipamentos, dos mais diferentes tipos, e todos sendo bem utilizados pelas equipes. Deu para perceber que muito está sendo feito”, afirmou o diretor.

A equipe também visitou as obras dos prédios em andamento, que deverão abrigar laboratórios de pesquisa nas mais diferentes áreas, e que também são financiados pela Finep.

“A Universidade está bem. Ela está conquistando vários projetos. A competição é muito grande, principalmente porque neste ano o volume de recursos reduziu. Novos editais serão lançados e novos projetos virão”, avaliou o prof. Wanderley.

Esta foi a primeira vez que o diretor da FINEP visitou a instituição. O reitor da UERN, prof. Pedro Fernandes, falou a importância da presença do diretor na Universidade. “A Finep hoje é a maior aportadora de recursos do país. Recebê-los aqui para ver o nosso trabalho é muito importante. Desde 2009, a Universidade vem aprovando ano após ano, diversos projetos. Já totalizamos em torno de R$ 15 milhões de recursos aprovados. Eles estão vendo aqui a seriedade do nosso trabalho e a eficiência da nossa equipe”.

O reitor destacou a obra da biblioteca do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia, em Pau dos Ferros, construída com recursos da Finep. “Estamos deixando muito claro a importância da liberação dos recursos para finalizar essas obras, em especial a biblioteca de Pau dos Ferros, que chega a ser um ponto de encontro e de desenvolvimento daquela região”.

A UERN possui vários convênios com a Finep, que somam mais de R$ 4 milhões, a serem repassados pela agência à instituição. Sobre a liberação dos recursos, o diretor da agência de fomento se comprometeu a acompanhar e agilizar os processos da UERN. “Acompanhamos também os investimentos em obras, de forma que possamos acelerar até o próximo ano ter todas as obras finalizadas. Neste primeiro momento nós vamos liberar recursos para terminar os dois prédios já iniciados e a compra de equipamentos para os laboratórios. No próximo ano, serão direcionados recursos para dois outros edifícios, onde vão estar localizados os equipamentos que hoje estão distribuídos em vários lugares e que merecem uma acomodação melhor”, garantiu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support