Direito UERN Natal avalia ações durante suspensão de atividades presenciais

O curso de Direito da UERN Natal vem realizando várias ações durante a suspensão das atividades presenciais. Foi um dos primeiros a realizar lives, abordando vários assuntos de interesse de toda sociedade, continuando assim a missão de transmitir conhecimento.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Carlos Sérgio Gurgel, destaca o projeto de LivesDireito UERN na Quarentena, que desde o início de abril já realizou 19 lives, com participação de 11 professores da UERN e convidados, para tratar sobre assuntos variados, alcançando um público estimado em mais de três mil espectadores, através das transmissões em redes sociais e Youtube.

Entre os temas abordados nas lives, assuntos atuais e de interesse da sociedade, como: Adiamento das eleições; micro e pequeno empreendedor e as medidas fiscais de urgência; Direito do Consumidor; Direito do Trabalho; Direito econômico; direito à saúde; Direito e política internacional; Direito Previdenciário; Direito Ambiental; juiz das garantias e processo penal; Direito Administrativo; sistema de saúde, público e privado; direito municipal e federalismo cooperativo; política ambiental estadual e atuação do IDEMA; Processo Tributário; índice de felicidade interna bruta; Lei Geral de Proteção de Dados, e Tribunal do Juri e Processo Penal.

“A ideia do projeto foi trazer as principais discussões sobre a aplicação do Direito em tempos de pandemia, oportunidade na qual os convidados puderam debater as principais mudanças ocorridas no cenário jurídico diante de tantos regulamentos e leis criadas nesse período. O projeto foi institucionalizado como Projeto de Extensão (Lives Direito UERN Natal)”,  conta professor Carlos Sérgio, que assumiu também a coordenação da iniciativa.

O projeto ainda tem como membro o professor José Herval e cinco discentes extensionistas. “Os benefício das ações de extensão para a comunidade discente, à medida que oportuniza a pesquisa, a produção acadêmica, a exposição de palestras, a interação com profissionais conceituados da área, se torna uma experiência acadêmica mais concreta”, avalia a estudante Maria Rita Bezerra, integrante do projeto.

Além do projeto das lives, durante a suspensão das atividades presenciais, o Departamento também promoveu o I Webinar Direito UERN Natal – Os desafios do Direito em tempos de pandemia, que contou com a participação de oito professores do curso, seis professores de outros cursos e um convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o Prof. Dr. João Miranda. O Webinar contou também com a participação de discentes, atuando como palestrantes e moderadores.

Além dessas ações, diversos outros professores de Direito da UERN Natal têm participado de lives em outros canais, principalmente lives no projeto FADLive do Curso de Direito do Campus Central.

Satisfeito com o resultado das ações, o coordenador Carlos Sérgio avaliou: “No próximo dia 18, encerro meu mandato de dois anos à frente da coordenação do curso e olho para trás com a satisfação de ter dado minha parcela de contribuição. Deixarei a coordenação com o curso tendo sua qualidade reconhecida em âmbito nacional, com várias premiações (nota 5 no ENADE e contemplado com o selo da OAB recomenda em sua última edição, entre outros). Tenho certeza que os professores Claudomiro Batista (coordenador eleito) e Maria Audenora (vice-coordenadora eleita) farão um ótimo trabalho, dando sequência aos avanços que tivemos nos últimos anos. Agradeço a todos os parceiros que nos apoiaram ao longo dessa jornada, em especial à professora Aurélia Carla, nossa vice-coordenadora; ao diretor do Campus de Natal, Prof. Francisco Dantas, por todo apoio e parceria; à nossa equipe de técnicos administrativos; ao nosso corpo docente e discente; à jornalista Ilana Albuquerque e à publicitária Priscila Kruger, pelo trabalho de excelência na divulgação de nossas ações, e enfim, a todos, que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso de nossa gestão”.