...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diocese lança programação da Festa de Santa Luzia 2015

O pároco da Catedral de Santa Luzia, Padre Walter Collini, lançou, na manhã desta segunda-feira (26), a programação da Festa de Santa Luzia 2015, ao reunir a imprensa e convidados no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV), localizado à Praça Dom João Costa, bairro Santo Antônio. Este ano, o tema da Festa é “Em Luzia a Luz de Jesus”. O Sub-Tema definido da Festa é a “A Luz e Jesus”.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das parceiras da Festa. Através do Departamento de Comunicação Social (DECOM) será produzido um documentário sobre a peregrinação da imagem secular de Santa Luzia. As filmagens serão iniciadas em breve. Os vídeos serão exibidos antes da novena da noite, durante a festa que ocorre de 03 a 13 de dezembro.

O Padre Walter Collini explicou que a temática escolhida pela organização da Festa: “A Luz é Jesus, que nos disse – eu sou a luz do mundo, e quem me segue não andará nas trevas, mas pela luz da vida”, disse. Ainda em relação ao sub-tema, Collini lembra que a Luz de Jesus brilhou em Luzia. A nossa padroeira é como a lua que recebe a luz do sol e a mostra a todos nós.

A solenidade contou com as presenças do Prefeito Francisco José Junior, do Reitor da UERN. Pedro Fernandes, de representantes de instituições parceiras, a exemplo do Colégio Diocesano Santa Luzia. Além do Reitor da UERN e do Prefeito de Mossoró, fizeram o uso da palavra o Cura da Catedral, Padre Walter Collini; o vice-diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, Charles José Luiz, pela Associação dos Deficientes Visuais; do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas; de João Neto, pela organização do evento.

Na oportunidade, Alexandre Fernandes, representante da Coordenação da Festa de Santa Luzia, informou que, no domingo (25), já como parte dos festejos, a imagem de Santa Luzia visitou a residência do Casal Francisco Ferreira Souto/Edith Souto, na Praça Vigário Antônio Joaquim. E que as visitas da imagem acontecerão até o dia 29 deste mês, junto as capelas, paróquias, empresas comerciais e industriais parceiras, e moradores residentes na cidade, que tradicionalmente participam da festa e movimentos religiosos, durante este período.

Segundo ele, nos finais de semana, a peregrinação com a imagem da Santa acontecerá nas paróquias do interior do Estado. Depois do Oeste, a imagem será conduzida aos municípios da Costa Branca e volta a Mossoró no dia 29 de novembro, quando acontecerá o tradicional abraço à cidade, seguida da cavalgada de Santa Luzia, saindo do Parque Porcino Costa.

A abertura oficial da Festa de Santa Luzia, na Catedral, acontecerá no dia 03 de dezembro, e a partir do dia 4 começa o novenário que se estenderá até o dia 12. E ainda no dia 12 de dezembro, acontecerá a Motoromaria, que terá no seu encerramento, o show-mensagem do Padre Nunes.

O roteiro da procissão de Santa Luzia, no dia 13, começa pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, obedecendo organograma definido pela organização da festa. Ao deixar o patamar da igreja de Nossa Senhora de Fátima, os devotos de Santa Luzia seguem com o Andor com a imagem de Santa Luzia pela rua Rodrigues Alves, em direção a paróquia de São José, que recentemente completou 50 anos de existência. Em seguida, a procissão segue pela rua Prudente de Morais, Avenida Alberto Maranhão até a Avenida Augusto Severo, da Rua Idalino Oliveira até a Catedral de Santa Luzia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support