DINTER em Economia realiza aula inaugural

Com três linhas de pesquisa e 16 alunos matriculados, o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve sua aula inaugural realizada nesta segunda-feira (11).

O DINTER tem a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como instituição promotora e a UERN como receptora, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Conforme o coordenador local do DINTER, Francisco Soares de Lima, a ideia é que o curso contribua não apenas para impulsionar a qualidade do ensino nas instituições, mas também para capacitar os alunos para atuarem fora das universidades, em ações governamentais ou iniciativas privadas, por exemplo.

De acordo com Soares, que também é professor do Departamento de Economia da UERN, o DINTER contará com três linhas de pesquisa: Economia do Trabalho, Economia Regional e Métodos Quantitativos Avançados. Do total de 16 matriculados, 9 são professores da UERN e os 7 restantes são da UFERSA.

“Nós temos investido no capital humano da universidade e o DINTER é uma das formas de alavancar a pós-graduação”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, João Maria Soares, durante a aula inaugural.

A cerimônia também contou com representantes da UFERSA e da UFPB. A aula inaugural foi proferida pelo professor Erik Alencar de Figueiredo, do Departamento de Economia da UFPB.