Dinter em Ciências da Saúde qualifica quinze professores da UERN

Um dos convênios pioneiros realizados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi finalizado nesta terça-feira, 30 de junho. O Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde, que tem a UFRN como instituição promotora, qualificou 15 professores da UERN entre os anos de 2010 e 2015.

Com caráter multidisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde tem como objetivo a formação de recursos humanos nas diversas áreas da saúde, em nível de Mestrado e Doutorado. Dos quinze professores da UERN que fizeram parte do DINTER, foram qualificados seis professores que atuam em Mossoró, cinco vinculados ao Campus de Caicó e quatro professores do Campus de Pau dos Ferros. Os professores são dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social.

O professor Dr. Wogelsanger Oliveira destaca a importância do Doutorado Interinstitucional: “Além de qualificar o docente, o Dinter traz uma série de oportunidades. O professor pode propor novos cursos de pós-graduação para a instituição e ainda pode ingressar nos programas em funcionamento. Isso abre grandes perspectivas”, pontua Wogelsanger.

Com a possibilidade de capacitar vários professores ao mesmo tempo, com a vantagem de que as aulas são ministradas na Instituição em que trabalham, o DINTER fomentou os primeiros cursos de Pós-Graduação da UERN na área da Saúde. Durante o desenvolvimento do Doutorado Interinstitucional foi submetida a primeira APCN da Saúde – Programa de Pós-Graduação Saúde e Sociedade, que há mais de três anos capacitan alunos. “Na composição da rede de colaborações, o orientador era da UFRN e o co-orientador era, obrigatoriamente, da UERN. Isso fomentou e fortaleceu a pós-graduação na Universidade. As pessoas que estão colaborando nesse programa, eram orientadores do Dinter”, explica Wogelsanger.

Outro aspecto que ganhou amplitude foi a internacionalização, uma vez que os professores realizaram estudos em outros países. O professor Marcelo Viana, do Campus de Pau dos Ferros, curso de Enfermagem, passou cerca de 10 meses nos Estados Unidades; e a professora Daniela Mendes, de Caicó, curso de Odontologia, passou cerca de seis meses na Espanha.

“É importante salientar que oportunizou que os professores da universidade participassem de projetos institucionais como o CT-INFRA e Pró-Equipamentos, já que só participam quem estão vinculados a programa de pós-graduação”, complementa Wogelsanger.

Cinco programas nessa modalidade foram criados na UERN no decorrer da conclusão do Dinter em Ciências da Saúde:

• Minter em Direito (UFRN) – 17 alunos qualificados
  • Dinter em Administração (PUC/PR) – em curso