...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dinter em Ciências da Saúde qualifica quinze professores da UERN

Um dos convênios pioneiros realizados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi finalizado nesta terça-feira, 30 de junho. O Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde, que tem a UFRN como instituição promotora, qualificou 15 professores da UERN entre os anos de 2010 e 2015.

Com caráter multidisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde tem como objetivo a formação de recursos humanos nas diversas áreas da saúde, em nível de Mestrado e Doutorado. Dos quinze professores da UERN que fizeram parte do DINTER, foram qualificados seis professores que atuam em Mossoró, cinco vinculados ao Campus de Caicó e quatro professores do Campus de Pau dos Ferros. Os professores são dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social.

O professor Dr. Wogelsanger Oliveira destaca a importância do Doutorado Interinstitucional: “Além de qualificar o docente, o Dinter traz uma série de oportunidades. O professor pode propor novos cursos de pós-graduação para a instituição e ainda pode ingressar nos programas em funcionamento. Isso abre grandes perspectivas”, pontua Wogelsanger.

Com a possibilidade de capacitar vários professores ao mesmo tempo, com a vantagem de que as aulas são ministradas na Instituição em que trabalham, o DINTER fomentou os primeiros cursos de Pós-Graduação da UERN na área da Saúde. Durante o desenvolvimento do Doutorado Interinstitucional foi submetida a primeira APCN da Saúde – Programa de Pós-Graduação Saúde e Sociedade, que há mais de três anos capacitan alunos. “Na composição da rede de colaborações, o orientador era da UFRN e o co-orientador era, obrigatoriamente, da UERN. Isso fomentou e fortaleceu a pós-graduação na Universidade. As pessoas que estão colaborando nesse programa, eram orientadores do Dinter”, explica Wogelsanger.

Outro aspecto que ganhou amplitude foi a internacionalização, uma vez que os professores realizaram estudos em outros países. O professor Marcelo Viana, do Campus de Pau dos Ferros, curso de Enfermagem, passou cerca de 10 meses nos Estados Unidades; e a professora Daniela Mendes, de Caicó, curso de Odontologia, passou cerca de seis meses na Espanha.

“É importante salientar que oportunizou que os professores da universidade participassem de projetos institucionais como o CT-INFRA e Pró-Equipamentos, já que só participam quem estão vinculados a programa de pós-graduação”, complementa Wogelsanger.

Cinco programas nessa modalidade foram criados na UERN no decorrer da conclusão do Dinter em Ciências da Saúde:

  • Minter em Direito (UFRN) – 17 alunos qualificados
  • Dinter em Administração (PUC/PR) – em curso
  • Dinter em Educação (UERJ) – em curso
  • Dinter em Geografia com a (UFPE) – Início
  • Minter em Doenças Tropicais (UNESP) – Aprovado
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support