“Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade” traz nomes de professores da UERN

A professora Araceli Sobreira Benevides, do curso de Ciência da Religião do Campus de Natal, e outros docentes da UERN estão entre os nomes listados no livro “Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade”, publicação da EDUnP – Editora da UnP, que será lançado nesta terça-feira (21), às 17h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras.

O trabalho foi realizado pela professora Conceição Flores, docente do curso de Letras da UnP, junto com os bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Potiguar, durante três anos.

O Dicionário traz um levantamento dos autores do Estado, que nasceram e viveram na região, ou que são de outros lugares, mas que contribuíram para o cenário cultural do RN. A relação desses profissionais da escrita não se limitou a nomes tradicionais, e foi além, resgatando aqueles que participaram da vida literária norte-rio-grandense através de textos publicados em jornais e revistas.

Contando com o auxílio de alguns incentivadores e profissionais do ramo, Conceição Flores e alunos do PET puderam ter acesso a acervos particulares e a várias bibliotecas públicas e privadas. O trabalho foi iniciado pelas obras de Assis Brasil, Constância Lima Duarte e Diva Cunha, Manoel Onofre Júnior, Rômulo Wanderley, Tarcísio Gurgel, bem como pela publicação “400 nomes de Natal”, coordenada por Rejane Cardoso. O dicionário inclui nomes já amplamente divulgados, como Luís da Câmara Cascudo e Nísia Floresta, mas lembra daqueles ainda pouco reconhecidos por parte da população, como o cronista Guilherme Henrique Cavalcante, de 19 anos, que desde os 16 anos de idade escreve crônicas em jornais, e que neste ano publicou a seu primeiro trabalho: “A imagem do cão”.

Com uma produção vasta que conta com mais de 500 nomes, para Conceição Flores, o Dicionário “vem ocupar uma lacuna e cumprirá o seu papel como porta de entrada para informações sobre os escritores potiguares”.

O lançamento do “Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à Contemporaneidade” será aberto ao público. A Academia Norte-rio-grandense de Letras fica na Rua Mipibu, 443, no bairro de Petrópolis, em Natal.

SERVIÇO

Lançamento do Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à Contemporaneidade

Data: 21/10/2014

Horário: 17h

Local: Academia Norte-rio-grandense de Letras – Rua Mipibu, 443, no bairro de Petrópolis.

Evento aberto ao público.