Diálogo sobre inteligência artificial marca início da VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

O debate sobre inteligência artificial e seus usos e implicações em áreas como educação, saúde, segurança pública e planejamento urbano representou o pontapé inicial da VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (VIII SCTI/UERN), cuja abertura foi realizada na manhã desta segunda-feira. Promovido pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), Ensino de Graduação (PROEG) e Extensão (PROEX), o evento reúne, até a próxima sexta-feira, palestras, minicursos, apresentações de trabalhos, conferências e diversas outras atividades, envolvendo os seis campi da Universidade.

Tendo como tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, a oitava edição da SCTI acontece, de forma remota, em um ano atípico, marcado pela necessidade de adaptações diante da pandemia do novo coronavírus.

“Esse contexto mostrou o quão indispensável é a universidade para o desenvolvimento de novas ações, formas de ensinar, pesquisas e formas de socialização. Pensar neste momento na importância dos nossos pilares básicos, ensino, pesquisa e extensão, é reforçar o quanto podemos fazer mais e fazer melhor”, frisou a reitora em exercício da Uern, professora Fátima Raquel, durante a abertura do evento.

Também durante a abertura da SCTI, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, Rodolfo Lopes, comentou o desafio de promover a Semana durante a pandemia e ressaltou o avanço registrado pelo evento a cada ano.

“Temos a convicção de que estamos garantindo o maior público de todas as Semanas de Ciência, Tecnologia e Inovação já vivenciados na nossa universidade. Apesar de todo o cenário de incertezas da pandemia, garantimos uma possibilidade mais democrática de as pessoas participarem do evento”, salientou.

O pró-reitor destacou ainda a importância da realização do evento durante um período em que se observam posturas negacionistas e de ataques à ciência. A fala foi corroborada pelo pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio. “Sabemos que o nosso desenvolvimento social e econômico se deve à contribuição de pessoas que se dedicaram à ciência”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, acrescentando a relevância da participação no evento e nos programas de iniciação científica para a formação acadêmica.

Já o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Medeiros, destacou a integração entre os diferentes campos de atuação da universidade, culminando em ações como a SCTI, além do crescimento da produção acadêmica e do volume de atividades desempenhadas pela instituição. “Essa produção precisa ultrapassar os muros da universidade, o que vem acontecendo. E, nesse momento de pandemia, a transmissão de eventos tem permitido ampliar ainda mais essas fronteiras”, ilustrou.

O momento atípico, complementou a chefe de gabinete da Uern, professora Cicília Maia, evidencia a importância da pesquisa e do conhecimento científico no enfrentamento dos desafios trazidos pela pandemia. “É um cenário que acometeu todos e trouxe uma necessidade de ressignificação”, frisou a professora, que mediou a palestra de abertura.

Abordando o tema “Como a inteligência artificial e demais tecnologias emergentes habilitam nossa transformação em uma sociedade mais inteligente”, a palestra de abertura foi ministrada pelo professor Frederico Araújo da Silva Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O professor apresentou diversos usos recentes da inteligência artificial no cotidiano das pessoas, sobretudo no contexto das chamadas cidades inteligentes. Durante a exposição, o professor destacou o potencial dessas tecnologias e também os seus riscos, ligados a questões como privacidade de dados e impacto sobre os empregos.

“Os profissionais de diversas áreas, como a saúde, vão ter que estar mais ligados à tecnologia. Alguns empregos deixarão de existir, outros vão ser criados e os empregos que se mantiverem serão impactados”, exemplificou o professor, ressaltando também a necessidade de discussões e ações de regulamentação relacionadas ao uso da inteligência artificial e de tecnologias semelhantes, como forma de prevenir ou minimizar impactos negativos.

A palestra completa pode ser vista neste link.

A Semana agrega quatro eventos simultâneos: XVI Salão de Iniciação Científica (XVI SIC); IX Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (IX SIC EM); IX Encontro de Pós-Graduação; VII Encontro de Inovação e Empreendedorismo, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural.

A programação completa pode ser acessada no site da VIII SCTI.