...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia Nacional da Ciência reforça a importância da defesa do conhecimento científico

A defesa da ciência deve ser uma tarefa de todos. Nos tempos atuais, a importância de incentivar e fortalecer a produção de conhecimento científico ficou ainda mais evidente durante o período de pandemia de Covid-19, quando a produção das vacinas trouxe esperança no combate ao coronavírus e foi fundamental para a redução de casos graves

Neste dia 8 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. É um momento que convida a sociedade a voltar o seu olhar para a ciência como elemento essencial para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Nesse contexto, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) soma-se nessa luta, incentivando e produzindo cada vez mais pesquisas de qualidade.

Hoje a instituição conta com 22 cursos de mestrado e quatro de doutorado, o que reflete diretamente na quantidade e qualidade da pesquisa desenvolvida no âmbito da Instituição. A pesquisa de pós-graduação é uma pesquisa com maior complexidade, maior aprofundamento e isso requer muitas vezes a construção de uma rede colaborativa, que envolve outros professores desta ou de outras instituições, alunos de pós-graduação e os alunos da graduação.

Na graduação, são 284 projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC em andamento. A universidade também incentiva a iniciação científica no âmbito do Ensino Médio, com bolsas do PIBIC-EM.

O conhecimento científico desenvolvido na Uern já rendeu para a instituição cinco patentes, reforçando o protagonismo no incentivo à inovação. Além disso, a universidade conta com outras dezenas de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Dia Nacional da Ciência é o momento oportuno para ratificar todo o processo de luta dos últimos anos em defesa da construção do conhecimento científico, em reconhecimento a este como uma estratégia indispensável para o desenvolvimento da sociedade e transformação da realidade vigente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support