...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia da Internet Segura: Professor do Departamento de Informática dá dicas sobre como evitar golpes

Ao mesmo tempo em que nossas mais diversas atividades se tornam mais integradas a dispositivos e ferramentas virtuais, a atenção ao compartilhamento de dados pessoais se apresenta como uma questão cada vez mais relevante. Neste 8 de fevereiro, em que se celebra o Dia da Internet Segura, o debate sobre esse tema se torna ainda mais necessário.

“No dia da Internet Segura, é interessante evidenciar a importância que todos devem ter sobre a segurança e privacidade de seus dados. Atualmente, nossos dados estão armazenados e distribuídos em várias plataformas webs espalhadas pelo mundo. No cotidiano, utilizamos redes sociais, aplicativos de banco, aplicativos de jogos, sistemas corporativos, plataformas de compras, dentre outros serviços e nossas informações são consideradas importantes e essenciais e estratégicas para qualquer usuário e para qualquer empresa”, destaca o professor Isaac Oliveira, do Departamento de Ciência da Computação do Campus Central.

Nesse cenário, complementa o professor, o roubo e o uso de dados de terceiros se tornaram atividades frequentes por parte de criminosos, que utilizam diversos artifícios para obter as informações desejadas.

“As pessoas podem sofrer ataques através de um golpe por telefone (sorteios, prêmios, atualizações de cadastros), ou por acesso a links desconhecidos e assim acabarem compartilhando as credenciais de acesso a sistemas de forma não sigilosa ou desprotegida”, ilustra.

De acordo com Oliveira, os golpes mais frequentes são relacionados ao roubo de acessos a redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, e de aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp.

O professor salienta que uma das principais maneiras de se proteger desse tipo de golpe é desconfiar de mensagens de premiações, ofertas, facilidades, solicitações de empréstimos de amigos e ações do gênero.

“Outra sugestão é criar senhas fortes, com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, números, etc, e sempre ativar a autenticação de dois fatores em seus aplicativos, como e-mail, Facebook, Instagram, etc). E nunca se deve compartilhar o código verificador com terceiros”, frisa.

Mais uma iniciativa importante, acrescenta, é alterar as senhas das redes e aplicativos periodicamente, além de evitar utilizar como senhas informações sensíveis, relacionadas ao próprio cotidiano.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support