Dia D esclarece comunidade acadêmica sobre impactos da autonomia financeira na Uern

Esclarecer a comunidade acadêmica sobre o processo e impactos da autonomia financeira na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Esse é o principal objetivo do “Autonomia Uern Sim – Dia D”, que está sendo realizado ao longo desta quinta-feira, 2. Os eventos são realizados de forma simultânea, através de salas virtuais do Google Meet.

A programação teve início às 8h, com encontros entre representantes das Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg) e de Extensão (Proex). Também participaram da primeira rodada de eventos, servidores das Faculdades de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), de Ciências Econômicas (Facem), de Enfermagem (Faen), de Direito (FAD), de Educação (FE) e de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Ainda pela manhã, às 10h, foi realizada a segunda rodada de eventos com as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Prae), de Administração (Proad), de Planejamento (Proplan) e de Gestão de Pessoas (Progep), além das Faculdades de Ciências da Saúde (Facs), de Serviço Social (Fasso) e de Letras e Artes (Fala). Participaram ainda desta etapa, os campi da Uern de Patu, Caicó, Pau dos Ferros e Natal.

Os eventos têm como coordenadores os servidores Iata Anderson Fernandes (Assessoria Jurídica), Fátima Raquel (Proplan), Erison Natécio (Prae), Jéssica Figueiredo (Assessoria Técnica), Lauro Gurgel (Chefe de Gabinete), Jandeson Dantas (Subchefe de Gabinete), Esdra Marchezan (Proex) e Italo Dantas (Proplan). Na oportunidade, foram repassadas informações sobre o histórico de construção do projeto de autonomia, os impactos que a autonomia plena trará à Universidade e a importância do envolvimento de todos na luta pela aprovação do projeto.

O projeto de autonomia financeira e patrimonial está em tramitação na Assembleia Legislativa. Conforme o projeto, o orçamento anual da Uern tomará por base a receita líquida de impostos estabelecidos pelo poder executivo estadual, por ocasião da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo previsto para a Universidade 2,31% do orçamento do Estado para o ano de 2022; 2,50% para 2023; 2,98% para 2024 e 3,08% a partir de 2025.

A programação do “Autonomia Uern Sim – Dia D” segue à tarde, a partir das 15h, com a realização de eventos virtuais voltados para servidores do Campus da Uern Assú, as Assessorias, Diretorias e Secretaria Geral da Reitoria e da Faculdade de Educação Física (Faen).