...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia C da Ciência na Uern é celebrado com apresentação do FANATicos da Química

Ciência é algo complicado, difícil de compreender e muito distante da realidade. Certo? Errado! A ciência está presente no nosso dia a dia desde a ferver a água para o café-da-manhã a descoberta de novas soluções para questões do cotidiano. E é justamente essa popularização do conhecimento científico que o movimento nacional do Dia C da Ciência pretende propagar.

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a data foi celebrada nesta quarta-feira, 21, em grande estilo, contando um pouco da história do grupo que é o carro-chefe na missão de levar a ciência de forma simples aos quatro cantos: o FANATicos da Química. A programação ocorreu de forma virtual, devido à pandemia de COVID.

Durante a atividade, a Profª. Drª. Anne Gabriella destacou que o grupo FANATicos da Química tem o intuito de divulgar a ciência de forma lúdica e diferente. “O objetivo é fazer com que a ciência seja de acesso a todos”, declara. De forma simples, leve e divertida, o grupo ensina sobre a arte da ciência aos mais variados públicos, desde a criança até a pessoa da terceira idade. “Nós trabalhamos de forma colaborativa, com professores e alunos, para elaborar nossas peças, adaptando-as aos mais diferente públicos”, informa o professor Keurison.

Para o aluno Lucas Souza, participante do grupo, as apresentações do FANATicos da Química trazem benefícios mútuos. Além de propagar a ciência em uma linguagem simples, os espetáculos contribuem com o aprendizado dos formandos. “Na preparação dos espetáculos, participamos de oficinas. O grupo contribui para o desenvolvimento dos graduandos de diversas formas, tanto em questões da academia quanto na própria vida pessoal”, afirma.

Na programação do Dia C da Ciência, o FANATicos da Química fez uma breve apresentação de um espetáculo, além de exibir um vídeo contando um pouco da trajetória do grupo. A atividade foi mediada pela radialista Aline Linhares, da Agência de Comunicação (Agecom) da Uern.

FANÁTICOS DA QUÍMICA – No final do ano 2000, integrantes do Departamento de Química da Uern perceberam a necessidade de promover uma maior divulgação do curso nas escolas dos ensinos fundamental e médio. A ideia era realizar essa tarefa de forma lúdica, fugindo da linguagem academicista e complicada. Surgia o grupo FANATicos da Química.

O grupo utiliza a linguagem teatral para montar peças, desde adaptações de obras literárias ou de filmes, a obras autorais. Os experimentos são utilizados de forma lúdica e visual e através deles os alunos e professores explicam os conceitos científicos. Para conhecer mais sobre o projeto, acompanhe as atividades nas redes sociais: @fanaticosdaquimica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support