“Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior” serão discutidos em Seminário da Abruem

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizará nos dias 25 e 26 de novembro um Seminário com a temática “Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior”. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições associadas à Abruem.

A Reitora em exercício da Uern, Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, preside a Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Abruem, que tem como secretário o prof. Dr. Rodolfo Cavalcanti, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uern. No dia 26 de novembro, um painel da Câmara será apresentado às 10h30, com o tema “O ensino remoto no âmbito da pós-graduação: desafios e perspectivas para o pós-pandemia”, com a participação da profa. Dra. Renata Ferreira Costa Bonifácio, da Universidade Federal de Sergipe(UFS).

O Seminário da Abruem, que será mediado por tecnologias, ocorrerá durante os períodos matutino e vespertino. O evento está sendo organizado pela Abruem e a Universidade de Pernambuco (UPE) será a responsável pela transmissão.

O Seminário é aberto a todas as comunidades acadêmicas das 46 universidades afiliadas à Abruem. Acesse o canal oficial da UPE no Youtube a partir das 9h do dia 25 e participe do evento – https://www.youtube.com/canalupe .

Seminário – Diante da pandemia da covid-19, as universidades mundo afora se viram com o desafio de se reinventaram e anteciparem em anos novos processos de ensino-aprendizagem. O ensino mediado por tecnologias acabou sendo a solução para a continuidade das aulas durante esse período e tem se aprimorado a cada dia.
Muitas universidades já trabalhavam com ensino à distância há anos, no entanto, a pandemia fez com que elas tivessem que se adequar, readequar, aprimorar e reaprender técnicas para a implementação do que chamamos de ensino mediado por tecnologias da informação e da comunicação.

Diante desse contexto e cenário vividos neste ano de 2020, a Abruem decidiu realizar o Seminário para discutir amplamente as realidades da Educação Superior nestes oito meses de pandemia e as perspectivas para o pós-pandemia. De acordo com o presidente da Abruem, Rodrigo Zanin, o Seminário é fundamental para mostrar a unidade das universidades estaduais e municipais, sobretudo neste momento em que todas estão enfrentando os mesmos desafios relacionados à oferta de ensino mediada por tecnologia.

“Algumas universidades estão mais adiantadas neste processo de ensino remoto, outras ainda em fase de implementação, mas todas compartilham o mesmo desafio imposto pela realidade da pandemia”, explica o presidente.

➡ Veja a PROGRAMAÇÃO

Seminário Abruem
Data: 25 e 26 de novembro
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=MILmd7aKlDg
Não é necessário fazer inscrição.