Deputados aprovam R$ 1,5 mi para reforçar orçamento da UERN

A comissão de finanças da Assembleia Legislativa aprovou R$ 1,5 milhão para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os recursos para investimentos e custeio serão destinados no Orçamento Geral do Estado (OGE/2014).

O OGE recebeu mais de 500 emendas, mas o reforço orçamentário para a Universidade deve ser aprovado à unanimidade da Casa, uma vez que atende uma solicitação de todos os parlamentares. A matéria será votada em plenário na próxima semana.

A UERN recebeu esse apoio dos deputados depois de uma visita do reitor Pedro Fernandes, na última quarta-feira. “ Ele agiu de forma politicamente sábia, sem pressão”, disse o relator do Orçamento, José Dias, conceituando o reitor como competente e hábil. “Ele inaugurou um diálogo positivo entre a UERN e a Assembleia”, ressaltou José Dias.

O reitor Pedro Fernandes solicitou a reunião com o presidente da Assembleia, Ricardo Motta, para mostrar a preocupação com a nova lei de cota para pessoas com deficiência. A Lei promulgada pela Assembleia em fevereiro deste ano, reserva 131 vagas para pessoas com deficiências, já a partir do próximo Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014).

“ A UERN já está aplicando a Lei, com a abertura das inscrições ao PSV, mas essa nova realidade exige investimentos em acessibilidade e equipamentos para esses novos alunos’, revelou o reitor, apresentando um levantamento envolvendo recursos da ordem de R$ 2 milhões para investimento, custeio e pessoal.

Para Pedro Fernandes, não basta garantir o ingresso. A universidade precisa ofertar condições para garantir o aluno na instituição até a conclusão do curso. Atualmente, a UERN tem 59 alunos com deficiências. Também há dois professores na instituição com deficiência visual.

Além do presidente Ricardo Motta e do relator José Dias, o Reitor conversou com os deputados Gilson Moura, Fábio Dantas, Nélter Queiroz e Getúlio Rego. O prefeito de Assu, Ivan Júnior, também participou da reunião.

Ao ser informado sobre a atenção que a Assembleia Legislativa deu às dificuldades surgidas com a nova Lei de Cota, o Reitor Pedro Fernandes, elogiou o comportamento dos deputados. “A UERN reconhece que está sendo bem tratada pelo Parlamento estadual”, completou.

A UERN já vinha cumprindom outra lei de cota aprovada pela Assembleia, destinando 50% das vagas para alunos da rede pública. O PSV/2014 ofertará 2.180 vagas.