DEPARTAMENTOS SE UNEM E REALIZAM SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA

Os Departamentos de Ciências Sociais e Políticas e o de Filosofia – da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) – realizam, no período de 25 a 27 de novembro, p I Seminário de Sociologia Clássica: Marx, Contemporâneo. A programação envolve professores e alunos dos cursos de Ciências Sociais e de Filosofia e se constitui em atividade de extensão. As inscrições são gratuitas.

A abertura do seminário será no dia 25, às 19h, com o professor mestre João Bosco Brito do Nascimento (Filosofia), professor mestre Everkley Magno Tavares Freire (Ciências Sociais), professor mestre Elder Lacerda de Queiroz (Filosofia), professor mestre Alessandro Teixeira Nóbrega (Pedagogia) e o professor doutor. Gilberto de Oliveira Silva (Letras).

Na quarta-feira, 25, haverá apresentação cultural dos alunos do curso de Ciências Sociais, às 19h30, e em seguida palestra do professor João Bosco Brito, que abordará o tema “Marxismo e Liberdade”. Na quinta-feira, 26, a programação se volta ao minicurso “Linguagem marxista”, sob a coordenação do professor Gilberto de Oliveira, e “As concepções teórico e políticas de Rosa Luxemburgo”, com o professor Alessandro Teixeira Nóbrega e Lázaro Emerson Soares.

Às 19h do dia 26 haverá apresentação de música instrumental pelo músico Marcondes e em seguida, às 19h30, palestra com o professor Elder Lacerda de Queiroz, que abordará o tema “Marxismo e psicanálise em Robert Kurz e Castoriades”.

Na sexta-feira está programada a palestra  “A ideologia nossa de cada dia”, a ser ministrada pelo professor  Everkley Magno Tavares Freire, às 19h. Às 21h será o encerramento do seminário e entrega dos certificados.