DEPARTAMENTO DESTACA INICIATIVAS EM PROL DOS ALUNOS ESPECIAIS

A Professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, chefe do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN) divulga que o DAIN procura cada vez mais aprimorar o apoio ao estudante com necessidade especial da UERN.

Segundo ela, uma das iniciativas é a admissão de uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que está acompanhando, em sala de aula e em outras atividades de ensino-aprendizagem, os estudantes com surdez, matriculados nos Curso de Pedagogia do Campus Central e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas.

Além dessa admissão, houve outra referente a uma instrutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para ministrar cursos de formação continuada em LIBRAS para professores, funcionários, estudantes da UERN e comunidade externa.

Também foi admitido um técnico especializado em deficiência visual, responsável pelo apoio ao acadêmico com deficiência visual, que tem coordenado a adequação do material didático para acessibilidade ao estudante com deficiência visual, realizando scanner, diagramação de textos e gravação em cd e transcrição de atividades avaliativas para o sistema de escrita e leitura Braille.

O DAIN também possui uma psicóloga realizando serviços de orientação, bem como uma assistente social, responsável pela implementação das políticas sociais de apoio ao estudante com necessidade especial da UERN.

Esta efervescência tem instigado a equipe do DAIN a lutar cada vez mais para a garantia da inclusão na UERN, como conseqüência, a professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, da Faculdade de Educação e Chefe do DAIN, está participando de um curso de formação continuada em Educação Especial, com ênfase em deficiência intelectual, na Secretaria Estadual de Educação, na capital do Estado.