...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Departamento de Projetos Especiais divulga oportunidades

A Diretoria de Projetos Especiais da Pró-reitoria de Planejamento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/PROPLAN/UERN) anunciou a abertura de sete editais de projetos.

O primeiro deles diz respeito ao Programa BRAFITEC, relacionado a projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre o Brasil e a França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Maiores informações neste link http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_042_2013_BRAFITEC.pdf .

O outro projeto é o “Ciências do Mar”, que visa estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País entre equipes de diferentes instituições de ensino superior – IES, institutos de pesquisa e demais instituições associadas enquadráveis nos termos deste Edital, possibilitando o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu e, de forma complementar, em nível de graduação. Link: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_043_2013_CienciasDoMar-II.pdf .

A terceira indicação é o “Ciências Sem Fronteiras”. Informações neste linh: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_045_2013_SANOFI_CsF.pdf .

Também há o Programa CAPES/Cuba, que tem como objetivo estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e cubanos, vinculados a Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), e promover a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e em Cuba, nas diversas áreas do conhecimento. Maior informações acesso: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_046_2013_MES-CUBA-PROJETOS.pdf .

Outra oportunidade está no “Cátedra Rio Branco em Relações Internacionais”, cujo objetivo é aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e ingleses, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia em ambos os países por meio da concessão de bolsa a notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica. Outras informações acesse: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_048_2013_OXFORD.pdf .

Para os docentes, há uma oportunidade de atuar como professor visitante sênior no Reino Unido. Veja o edital aqui: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_049_2013_KingsCollege_CatedraRioBranco.pdf .

E por fim a chamada MCTI/CNPq/CT-BIOTEC Nº 26/2013, cuja finalidade é o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Convênio CNPq/NWO, buscando expandir e fortalecer a base científica de cooperação entre Brasil e Holanda na área de Bioeconomia, contribuindo para aumentar a inovação do parque industrial biotecnológico de modo a garantir condições para a pesquisa e desenvolvimento de projetos e produtos de base biotecnológica. Outras informações no link http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=3261 .

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support