...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA TREINA ENVOLVIDOS EM PROJETO

O Departamento de Matemática e Estatística (DME) da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT-UERN) estão promovendo, desde o dia 1º de outubro, o reinamento de conteúdos para acadêmicos, professores e alunos envolvidos no projeto “Laboratório de Ensino e Aprendizagem: Apoio Pedagógigo à Educação Básica”. Através dessa projeto, foi feita a implantação do laboratório de ensino da Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia  O teinamento segue até dia 25 de novembro.

O projeto tem o propósito de oportunizar às escolas de Educação Básica da rede pública a criação e organização de um espaço adequado para ser utilizado como recurso metodológico auxiliador no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas das áreas específicas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de forma a diminuir os bloqueios que estas disciplinas exercem sobre alguns alunos, e tem como referência as novas diretrizes curriculares, buscando atender, de
modo criativo, às transformações introduzidas no sistema nacional de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996).

De forma específica, pode-se destacar como contribuição do projeto, a articulação de ações entre a Universidade, professores e alunos das escolas da Educação Básica que serão multiplicadores das ações, ampliando o espaço de discussão entre professor e aluno, e estimulando a construção de material didático-pedagógico, ampliando o acervo do laboratório de ensino e aprendizagem da sua escola.

A execução identifica-se como um projeto curricular acadêmico que visa oportunizar aos acadêmicos do curso de Matemática, licenciatura, e acadêmicos de outros cursos de formação de professores o conhecimento como "práticas como componente curricular vivenciada" expressa na
Resolução CNE/CP 2/2002, e a experiência em desenvolver atividades em projetos de extensão.

O projeto está sendo executado em primeira instância na Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia, município de Mossoró, que abrangerá treinamentos específicos de conteúdo para professores e alunos da escola, organização de evento (programação/folder) com a finalidade de apresentar a comunidade de Mossoró e circunvizinha o laboratório de ensino da escola.

Os cursos de Matemática, Física e Geografia da UERN são os responsáveis pela organização deste projeto, onde os acadêmicos e egressos vivenciarão a experiência de ensinar fazendo em oficinas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico, prazeroso e eficaz.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

13/08/2008
Credenciamento da escola: ato oficial do cadastro da escola e apreciação da programação.
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Horário: 16h às 17horas.

02/09 a 25/11/08
Encontro semanal da equipe gestora para organização, acompanhamento das tarefas.
Local: Laboratório de Ensino de Matemática/FANAT
Dia da semana: terça feira                             Horário: 9h às
11horas

25/09/08
Reunião na escola para consolidação da programação e distribuição de tarefas.

01/10 a 25/11/08
Treinamento de conteúdos para acadêmicos, professores e alunos da escola.

25/11/08
Reunião geral de acompanhamento

28/11/08
EVENTO: Implantação do laboratório de ensino e aprendizagem da Escola
Estadual Dr. Lavoisier Maia
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Horário: 8:00 às 18:00hs

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
DATA: 28/11/2008
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia

1. ABERTURA
PALESTRA
Tema: experiência de implantação do Laboratório de Ensino de
Matemática da FANAT/UERN.

2. OFICINAS PEDAGÓGICAS
SALÃO (1) – Praticando e aprendendo com o material didático manipulável
AÇAO: Demonstração de utilização do material didático.

SALÃO (2) – Praticando e aprendendo com a construção do material
didático manipulável.
AÇÃO – Apresentação do tema: A importância do aproveitamento de materiais de lixo reaproveitável, em defesa do meio ambiente. Oficina: Construção de materiais didáticos, utilizando material sucata.

SALÃO (3) – O livro paradidático como recurso metodológico.
AÇÃO – Apresentação do tema: Uso de paradidáticos para o ensino fundamental. Expositor de livros: exposição de livros paradidáticos. Síntese de livros: interpretação de livros lidos pelos alunos da escola, através de painéis, pinturas, desenhos, etc. Dramatização cultural: Alice no país dos números.

SALÃO (4) – Salão de jogos.
AÇÃO – Tema: Uso de jogos facilitadores para o ensino-aprendizagem.
Atividades: exploração dos conteúdos através de jogos educativos.

SALÃO (5) – Aprendendo as Ciências Naturais com a instrumentação prática
AÇÃO – Apresentação de experimentos nas áreas de física, biologia e química tendo como referência o conteúdo abordado no livro didático de ciências adotado pela escola.

3. IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ESCOLA ESTADUAL DR. LAVOISIER MAIA
AÇÃO: Organização do laboratório da escola. Atividades: construção de material didático para o acervo do laboratório.

Executores: Professores e alunos da escola; Acadêmicos e egressos dos cursos de Matemática, Física e Geografia da UERN.

Público Alvo: Estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio da Educação Básica; professores que atuam no ensino das disciplinas de áreas específicas do ensino fundamental e ensino médio da Educação Básica; professores, egressos e alunos dos cursos de Matemática, Física e Geografia; professores, egressos e alunos de outras áreas de formação de professores.

Coordenação do projeto
MARIA DO SOCORRO ARAGÃO, licenciatura em Matemática (UERN) e especialista em álgebra (UFRN). Vinculada no Departamento de Matemática e Estatística da UERN, com experiência no ensino fundamental (anos finais) e no ensino médio. Em exercício (tempo: mais de duas décadas) na graduação da UERN em prática de ensino/estágio supervisionado de matemática para o curso de matemática e ensino de matemática para o curso de pedagogia do PROFORMAÇÃO. Responsável pelo Laboratório de Ensino-Aprendizagem de Matemática (componente do currículo do curso de Matemática, modalidade de licenciatura da UERN). Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática da FANAT-UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support