...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA REALIZA II ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA

O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realiza, no período de  19 a 21/7, o II Encontro do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Cidade no Nordeste Brasileiro. Este ano o tema central do evento é “Urbano e as Pequenas e Médias Cidades no Nordeste”. O encontro será iniciado às 19h. A abertura será feita pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor-doutor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Geografia, no Campus Central da UERN. O evento ocorrerá no auditório da FAFIC, FAEF e nas salas do Departamento de Geografia.

O II Encontro do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Cidade no Nordeste Brasileiro: Análise Sócio-territorial e Ambiental apresenta a discussão acerca do urbano e das cidades médias e pequenas no Nordeste brasileiro.

Este tema ocupa, nos dias atuais, boa parte da agenda geográfica brasileira, sobretudo quando nas metrópoles o crescimento tem ocorrido de forma intensa, aumentando o custo de vida e comprometendo a qualidade de vida e do ambiente.

Desta forma, a coordenação do evento informa que é imprescindível compreender estas realidades, que se apresentam múltiplas e complexas, qualificando-as e permitindo apreender as suas formas e seus conteúdos. Também se faz necessário apreender suas particularidades realçando a dialética dos lugares, que embora enseje uma dinâmica global não aniquila a dinâmica do local.

O objetivo do encontro, além de discutir as peculiaridades do tema proposto, é abertura de um espaço para debates, contribuindo para o avanço da geografia potiguar bem como para o da discussão geográfica sobre as cidades médias no Brasil.

No dia 19, segundo a programação do evento, haverá a conferência: “Refletindo o Urbano nas Pequenas e Médias Cidades no Nordeste”, pelas professoras-doutoras Rita de Cássia da Conceição, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Zenilde Baima Amora, da Universidade do Estado do Ceará (UECE). A mediação será do professor-mestre Fábio Ricardo Beserra.

A inscrição do encontro pode ser feita no Departamento de Geografia, no horário das 7h30 às 11h e das 19h às 22h. A taxa é de R$ 10,00 até o dia 15/7.  Do dia 15 ao dia 19/7, a taxa será de R$ 19,00. O valor compreende a participação no encontro e em um dos mini-cursos ofertados. Os interessados em participar de mais de um mini-curso deverão fazê-lo até o dia 10/07, com a Professora Josélia Carvalho de Araújo, no Departamento de Geografia da UERN. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (84) 3315 2193 ou pelo e-mail eventosdgeuern@hotmail.com.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support