Departamento de Geografia realiza “Ciclo de Palestras: Jurgen Habermas e a Educação”

O Professor Rosalvo Carneiro do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está realizando o “Ciclo de Palestras: Jurgen Habermas e a Educação”.

“Trata-se de um conjunto de palestras a serem realizadas até o final da pandemia sobre o pensamento do filósofo e sociólogo Jurgen Habermas e seus potenciais pedagógicos e educacionais na Geografia e na Educação”, diz o professor Rosalvo Carneiro que explicou que a atividade está vinculada a pesquisa Didáticas, Mundos da Vida e Educação Básica no Semiárido Nordestino, coordenado pelo professor no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGE/UERN).

A primeira palestra foi realizada no dia 30 de junho, pela profa. Dra. Edna Brennand, titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com presença de alunos de graduação do Departamento de Geografia, do mestrado em Ensino e professores. Edna é uma mais importantes pesquisadoras internacionais sobre a “Teoria do Agir Comunicativo”.

A próxima palestra será no final do mês com o nome ainda a ser definido.

O professor Rosalvo destacou a importância de Jurgen Habermas: “Dentro do meu campo de pesquisa, a Geografia, a teoria do filósofo Jurgen Habermas tem sido minha referência, assim como também para um grupo de pesquisadores (alunos de graduação, pós-graduação e docentes) que sob a minha coordenação, tem pensado uma proposta de interpretação da Educação e da Escola pelo uso da linguagem como meio de entendimento ”.