...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Departamento de Geografia de Pau dos Ferros conta com estação meteorológica automática

O Departamento de Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conta com uma estação meteorológica automática.

O equipamento foi instalado no mês de janeiro através de parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro Regional do Nordeste (INPE/CRN).

O equipamento permite a coleta de dados meteorológicos de forma totalmente automatizada, por meio de sensores que emitem sinais elétricos que são captados por um sistema de aquisição de dados (Datalogger), possibilitando que o armazenamento e o processamento dos dados sejam informatizados e armazenados nos computadores do Laboratório de Geoprocessamento – LAGEO.

“Este equipamento enquadra-se como uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas, através de dados como temperatura (máxima, mínima), umidade do ar, precipitação pluviométrica, velocidade e direção dos ventos, dentre outros. Neste sentido, será possível construir um banco de dados meteorológicos que, com o passar do tempo, possibilitarão acesso às informações e dados das condições climáticas históricas para o município de Pau dos Ferros”, diz a Dra. Jacimária Fonseca de Medeiros, chefe do Departamento de Geografia e professora de Climatologia, que vem trabalhando com o professor Dr. Franklin Roberto da Costa na tabulação dos dados, fazendo a apresentação através das redes sociais do departamento e no site oficial e na página da Uern.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support