...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA LANÇA INFORMATIVO SOBRE EMPREGO, RENDA E CONSUMO

O Departamento de Economia da UERN lançou nesta quinta-feira, dia 26, o Informativo do Emprego, Renda e consumo do Município de Mossoró. O lançamento ocorreu às 19h, no Auditório do Prodepe (vizinho ao Ginásio de Esportes), no Campus Central. Além de alunos, professores e técnicos administrativos da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN), foram convidados a participar do evento todos que se interessam pelo assunto.

Em seu primeiro número, o informativo traz a análise da evolução do mercado de trabalho do município de Mossoró frente ao desempenho do mercado nacional e estadual. Os dados sugerem dinâmica diferenciada da economia local em relação à economia estadual e nacional.

O Informativo é um trabalho coordenado pelo professor Francisco Soares de Lima. De acordo com a publicação, o mercado de trabalho do município de Mossoró apresenta uma dinâmica ligeiramente diferenciada, o que pode ser verificado pela taxa de crescimento do estoque de emprego formal 7,52% entre 2003 e 2010. No período de 2000 a 2010 a taxa de crescimento médio anual do estoque de força de trabalho formalmente empregado no Rio Grande do Norte e no Brasil foram, respectivamente, 4,57% e 4,38%.

Os dados mostram ainda que os setores com maior potencial de geração de emprego formal – comércio e serviços – são também aqueles com baixo potencial de geração de renda, pois apresentam salários menos sensíveis à variação do emprego. Foi detectado um alto índice de rotatividade da força de trabalho na economia local.

O trabalho ainda analisa as características das contratações e as causas dos desligamentos no mercado formal. Procedeu-se uma estimativa de massa de salários e, por fim, foi estimado o consumo das famílias por categoria de despesa. Os resultados foram obtidos através de levantamento de dados oficiais, da sua descrição e análise, bem como da construção e utilização de indicadores do mercado de trabalho.

Mais informações:
3315-2200 – Departamento de Economia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support