...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Debate sobre o papel das Ciências Humanas marca abertura da V Semana de Humanidades

O debate sobre o papel das Ciências Humanas na contemporaneidade marcou a abertura da V Semana de Humanidades da Uern, na noite desta terça-feira (19). Promovida pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a Semana se estende até quinta-feira (21), contando com minicursos, conferências e simpósios temáticos, entre outras ações.

A abertura do evento foi marcada pela palestra “Pós-Modernidade e Ciências Humanas”, proferida pelo professor e filósofo cearense Manfredo Oliveira.

O professor abordou o tema a partir do trabalho de diversos filósofos, em especial o francês Michel Foucault e suas considerações sobre tópicos como práticas discursivas, poder e subjetividade, ressaltando a necessidade de que a Filosofia e as demais Ciências Humanas analisem seu próprio papel de maneira crítica e consciente.

“Um grande mérito de Foucault foi ter visto que a filosofia da subjetividade tem enormes consequências práticas, concretas, na organização da vida social humana, e que, se as Ciências Modernas não tiverem consciência clara da sua estrutura teórica, podem se tornar instrumentos fundamentais de disciplinamento, de controle, em vez de serem fontes de resistência e emancipação”, salientou o filósofo.

A palestra de abertura completa pode ser assistida neste link.

As ações da V Semana de Humanidades seguem até quinta-feira. O evento é realizado de forma inteiramente virtual, através do YouTube e do Google Meet.

“Este é um evento que não poderia ocorrer se não tivéssemos a intenção de educar e formar vocês para além da sala de aula. Qualquer curso universitário exige muito mais do que a sala de aula, por isso fizemos um esforço grande para realizar esta semana”, destacou o diretor da Fafic, professor William Coelho, durante a solenidade de abertura.

As inscrições no evento podem ser feitas no site da V Semana de Humanidades, onde também está disponível a programação completa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support