DEaD ofertará curso de introdução à docência em EaD

A suspensão temporária das atividades presenciais de ensino público e privado no País em função da disseminação do coronavírus permite que professores e alunos possam trabalhar juntos e de forma remota pela internet, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O próprio Ministério da Educação (MEC) autoriza a utilização de meios e tecnologias digitais para a substituição temporária das aulas presenciais pelo prazo inicial de 30 dias em Instituições de Ensino Superior (IES). No âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), as atividades acadêmicas presenciais foram substituídas por atividades remotas, em conformidade com a Instrução Normativa 001/2020 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).

Em função da utilização de metodologias e/ou tecnologias educacionais a distância disponíveis, como os ambientes virtuais de aprendizagem, a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) irá ofertar capacitação a todos os docentes da UERN para introdução à docência no ambiente virtual.

O curso inicia já no próximo dia 25 de março e vai até 8 de abril deste ano. Para inscrever-se, o docente irá receber em breve uma mensagem em seu e-mail institucional, onde será possível fazer no mesmo momento a autoinscrição.

Coordenador de Tecnologia da Informação da DEaD, o professor Alysson Mendes de Oliveira salienta que este caráter autoinstrutivo estará presente em todo o curso de EaD, pois a proposta é que traga orientações e incentivos que não dependam da intervenção de um facilitador para que seja compreendido e se constitua no principal meio de interação e diálogo para um aprendizado. O diretor da DEaD Giann Mendes Ribeiro explica que “plantões serão disponibilizados pelas nossas equipes da EaD, para sanar qualquer dificuldade dos docentes da UERN que aproveitarão os dias de recesso para se qualificar no ensino a distância”, completa Giann.

A ementa e organização do curso está a cargo da professora Regina Santos Young, que é coordenadora pedagógica da DEaD. Após o percurso teórico das bases da EaD, e o estudo do Moodle (ambiente virtual utilizado pela UERN), um módulo vai tratar do Google Sala de Aula. Trata-se de uma ferramenta que permite interação entre professores e alunos com recursos de atividades, avisos, avaliações e notas.

O coordenador de TI da DEaD lembra que “além disso, o Google Classroom oferta uma integração com outras ferramentas como o drive, documentos e planilhas, tudo isso pode ser melhor utilizado pelos docentes da UERN”, destaca Alysson Oliveira.

*Texto: Marco Escobar/ DEaD