DCE resgata Congresso dos Estudantes

Depois de 5 anos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) volta a promover o Congresso da classe. O evento discutirá a política estudantil no âmbito da UERN e temas relacionados ao contexto nacional. Entre eles, a implantação do ENEM/SiSU como forma de ingresso e políticas internas como o Programa de Assistência Estudantil (PAE) e auxílio alimentação implantados recentemente pela administração da instituição e a reativação do movimento estudantil.

“Todo o Brasil está tendo avanço na assistência estudantil, com novos programas, e a UERN está se inserindo nessa nova realidade”, aponta a presidente do DCE, Lidiane Samara, identificando uma nova postura administrativa em relação aos estudantes. Para ela, na atual gestão há uma avanço através da Diretoria e Assistência Estudantil (DAE) na relação com os estudantes da instituição.

O reconhecimento da nova política estudantil implantada na UERN foi manifestado em uma reunião do vice-reitor Aldo Gondim com o DCE, contando com a participação de Pró-Reitores e assessores da Universidade. A gestão está dando todo apoio ao CONUERN, dentro da política de valorização ao estudante. “Queremos trazer esses temas para uma discussão única na nossa universidade”, pontuou Aldo Gondim.

O evento que será realizado de 14 a 16 de maio trará representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE). O secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, também já confirmou presença. Estão sendo convidados o governador Robinson Faria e prefeitos de diversos municípios do Estado. O CONUERN quer ser um fórum de debates sobre cotas e outros temas que interliguem o movimento estudantil a outros de interesse da sociedade potiguar.