...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DCE entrega carta do congresso ao vice-reitor

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lidiane Samara, entregou nesta quinta-feira (21) junto com a organização do XI Congresso das/os Estudantes da UERN (CONEUERN), a carta do congresso ao vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), prof. Aldo Gondim Fernandes. 

A carta foi construída durante o encontro, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio, no Campus Central da UERN, reunindo estudantes dos cinco campi avançados da instituição. O documento contém os principais temas discutidos durante o evento, como a necessidade apresentada pelos estudantes, de uma UERN afirmativa, com democratização do acesso, assistência e permanência estudantil, rompendo com machismo, racismo, LGBTfobia e quaisquer formas de opressão.

O documento também apresenta uma série de reivindicações, como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, bolsa-auxílio para estudantes da UERN de baixa renda, restaurantes universitários em todos os campi, circuito de arte e cultura, democratização da comunicação para todos os centros acadêmicos e múltiplas organizações e coletivos que existam na Universidade; formulação de uma grade curricular voltada para estudantes da classe trabalhadora, que contemple as pautas discutidas no congresso, como estudantes negros e negras e cotistas; mulheres e as vozes feministas; LGBT; acessibilidade e inclusão social e anti-proibicionista.

Na oportunidade, a presidente do DCE agradeceu o empenho da administração universitária para a realização do evento. “A UERN foi de fundamental importância para o congresso acontecer. Foram cinco anos sem acontecer, o que representou um atraso. Retomar o congresso foi o primeiro passo e é um desafio para as próximas gestões do DCE dar continuidade”, afirmou Lidiane.

A Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da UERN, Cicília Raquel, também esteve presente à reunião e recebeu a carta do congresso com satisfação. “A Universidade precisa cada vez mais estar articulada com o DCE, na busca de vencer pautas importantes, como o Restaurante Universitário, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o circuito de arte e cultura, propiciando um melhor conhecimento para o nosso principal público, que são nossos discentes”, afirmou a Pró-reitora.

O vice-reitor Aldo Gondim reforçou as palavras de Cicília, destacando que os primeiros passos já foram dados na maior parte das reivindicações. “Desde o início da gestão estamos trabalhando essas questões, pois conversamos com os estudantes e ouvimos suas reivindicações. Os estudantes estão de parabéns por terem retomado o congresso”, afirmou Aldo Gondim.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support