...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN/UERN realiza mais uma roda de estudo com entidades de Mossoró

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou, nesta quinta-feira (22), a terceira roda de estudos sobre a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão. O encontro aconteceu na sede do Centro de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS/Mossoró). 

A Diretora da DAIN/UERN, Profª. Drª. Ana Lúcia Aguiar, explica que a lei é uma realidade muito recente e que desde o mês de agosto, a Universidade tem procurado intesificar os estudos e buscar a consolidação da lei com ações que possam contemplar as pessoas com deficiência, suas necessidades e com adequações. “A lei determina condições de atender as pessoas com deficiência em todas as suas particularidades. Essas rodas de debate tem o objetivo de tomar conhecimento e discutir formas de adequação a essa nova realidade”, afirmou.

A professora Ana Lúcia Aguiar chama a atenção para a questão das barreiras atitudinais, que segundo a Lei Brasileira de Inclusão, precisam ser derrubadas. Ela também destaca o avanço no que diz respeito aos intérpretes de Libras, que de acordo com a nova lei, será exigida a proficiência em libras, com o nivelamento dos intérpretes para o ensino básico e o ensino superior.

O próximo encontro será realizado no dia 26 de novembro, na UFERSA. Até o momento, as rodas de estudo contam com 14 instituições parceiras: APAE, CREE/MOS, UFERSA, Conselho Tutelar, OAB, ADVM, CADV, ASMO, CAS, UERN, UFRN e IF.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support