DAIN/UERN realiza mais uma roda de estudo com entidades de Mossoró

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou, nesta quinta-feira (22), a terceira roda de estudos sobre a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão. O encontro aconteceu na sede do Centro de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS/Mossoró).

A Diretora da DAIN/UERN, Profª. Drª. Ana Lúcia Aguiar, explica que a lei é uma realidade muito recente e que desde o mês de agosto, a Universidade tem procurado intesificar os estudos e buscar a consolidação da lei com ações que possam contemplar as pessoas com deficiência, suas necessidades e com adequações. “A lei determina condições de atender as pessoas com deficiência em todas as suas particularidades. Essas rodas de debate tem o objetivo de tomar conhecimento e discutir formas de adequação a essa nova realidade”, afirmou.

A professora Ana Lúcia Aguiar chama a atenção para a questão das barreiras atitudinais, que segundo a Lei Brasileira de Inclusão, precisam ser derrubadas. Ela também destaca o avanço no que diz respeito aos intérpretes de Libras, que de acordo com a nova lei, será exigida a proficiência em libras, com o nivelamento dos intérpretes para o ensino básico e o ensino superior.

O próximo encontro será realizado no dia 26 de novembro, na UFERSA. Até o momento, as rodas de estudo contam com 14 instituições parceiras: APAE, CREE/MOS, UFERSA, Conselho Tutelar, OAB, ADVM, CADV, ASMO, CAS, UERN, UFRN e IF.