DAIN/UERN realiza IX EANE

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) recepcionará discentes no IX Encontro de Acadêmicos com Necessidades Especiais (EANE). O evento acontece no dia 30 de abril às 19h, no auditório da Faculdade da Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

O IX EANE reunirá discentes de diferentes cursos e períodos, além da participação de egressos que, em roda de conversa, narrarão suas experiências de vida escolar e acadêmica, abordando sobre os desafios, possibilidades e superações ao longo de sua escolaridade.

O evento tem como objetivo buscar nas vozes dos discentes com necessidades educacionais especiais, em suas narrativas e trajetórias de vida acadêmica, o espaço construído de superação dos limites, da quebra de barreiras e conquista de acessibilidade arquitetônica, procedimental, conceitual e atitudinal.

Será um momento de trocas, construções e aprendizado advindo da trajetória de suas histórias de vida, sem sombra de dúvida, resultado da soma de esforços e concretizações de ações exitosas. O acesso e permanência na academia com a construção de um caminho centrado na quebra de barreiras atitudinais, procedimentais e atitudinais será a abordagem central, considerando que é um passo fundamental para a construção das possibilidades de participação plena e efetiva da vida em sociedade em todas as suas dimensões.

Enfatizaremos, com a participação de outros discentes com necessidades educacionais especiais da UERN, bem como com os egressos, sobre as dificuldades vivenciadas na trajetória acadêmica, ressaltando os espaços exitosos alcançados por cada um, sobretudo as conquistas acadêmicas, somados ao apoio de todos aqueles que se uniram para a eliminação de barreiras.

Para o IX EANE, teremos a participação do Pe. Charles Lamartine de Sousa Freitas, que abordará sobre o tema “Páscoa: Vida Nova para Todos”.

A Diretora de Políticas e Ações Inclusivas, mais uma vez, reforça a necessidade da participação de todos os discentes, os docentes, os técnicos administrativos, administração superior na soma de esforços para a inclusão de todos e todas baseado nos fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na Convenção de 2006 dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do qual o Brasil é signatário.

A Diretora da DAIN, Ana Lúcia Aguiar, afirma “acredito no crescimento de todos e todas a partir do fomento de espaços de convivência, compartilhamento, partilha e de trocas culturais onde a diversidade sinaliza o aprendizado, a aproximação, a alteridade”.

Diante da relevância do IX Encontro de Acadêmicos com Necessidades Especiais, a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas tem certeza da contribuição de todos e todas para a construção e consolidação do sujeito cidadão e, sem dúvida, rumo à expansão de uma universidade inclusiva, compromisso com a diferença e responsabilidade social.