DAINT REPRESENTA UERN EM MISSÃO CANADENSE

O Diretor de Assuntos Internacionais, professor Marcelino Pereira dos Santos Silva, representou a UERN na Missão OUI de Universidades Canadenses no Brasil, realizada nos dias 28 e 29 de novembro, em Belém do Pará.

A Organização Universitária Interamericana (OUI) mobilizou uma delegação de universidades do Canadá para participar de sessões de trabalho com instituições brasileiras, que trataram das grandes temáticas relacionadas com a “Internacionalização para a Inovação no Ensino Superior”. Estiveram presentes, dentre outras instituições canadenses, as universidades de Alberta, Ottawa, Calgary, Dalhousie, Montreal, Regina, Saint Mary’s e a Associação de Universidades e Faculdades do Canadá.

O âmbito da missão propiciou um espaço para a discussão e a interação entre os representantes canadenses e brasileiros, aprofundando o conhecimento mútuo das características e demandas do ensino superior dos dois países. Foi realizada uma série de sessões de trabalho tratando de temas do Ensino, Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, além de encontros para iniciativas de colaboração através de intercâmbio direto entre as instituições para projetos de cooperação.

Segundo o professor Marcelino Pereira, foram identificados muitos pontos de interesse comuns da UERN com diferentes instituições, especialmente as universidades de Alberta, Calgary e Ottawa. Na oportunidade, os representantes destas instituições canadenses se disponibilizaram para viabilizar parcerias, especialmente no contexto do Programa Ciência sem Fronteiras.

Apresentações de referência de algumas instituições canadenses podem ser encontradas em http://oui-iohe.org/coopoui/?cat=6