DAINT discute ações para fortalecer internacionalização na UERN

O Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DAINT) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Dr. Marcelo Viana da Costa, está desenvolvendo uma agenda estratégica de visitas a universidades do país. O intuito é discutir ações para o fortalecimento da internacionalização e mobilidade acadêmica da UERN.

No último dia 17, o professor visitou a Comissão de Cooperação Internacional (CCI) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e foi recebido pela diretora e vice-diretora da EEUSP, as professoras doutoras. Maria Amélia e Maria Luiza Risco, respectivamente. Na oportunidade, o docente participou de uma reunião com a professora Dra. Marina Peduzzi, que coordena um Projeto de Pesquisa de alcance nacional sobre o Mapeamento de Iniciativas de Educação Interprofissional em Saúde no Brasil. Marcelo Viana é vice-coordenador deste projeto.

No dia seguinte, o diretor da DAINT/UERN participou do III Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família (III SIPINF) e visitou a Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (AAII/PUC-RS), em Porto Alegre. Ele foi recepcionado pela Assessora Chefe da AAII da PUC-RS, professora Dra. Heloísa Delgado, que apresentou toda estrutura e servidores que trabalham com as demandas do setor.

“O objetivo das visitas é fazer parcerias com outras Instituições de Ensino Superior”, diz o professor. Além disso, o diretor planeja realizar visitas e reuniões com Pró-Reitorias da UERN e Campi para ouvir demandas e sugestões para fortalecer essa agenda com base no diálogo e nas necessidades vivenciadas nos diversos cenários da UERN.

A proposta, segundo ele, é construir um plano de ação para a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UERN (DAINT) que esteja em sintonia com orientações nacionais, internacionais, demandas locais e anseios de toda comunidade acadêmica.