DAINT avalia o contexto da internacionalização e as consequências da pandemia

A área de relações internacionais tem sido uma das mais afetadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAINT/UERN) está em contato com universidades estrangeiras e o cenário não é muito animador.

As atividades de fluxo contínuo como, por exemplo, convênios com universidades estrangeiras seguem, porém, o trâmite burocrático apresenta-se mais lento, pois, segundo algumas instituições, houve redução no número de funcionários para a realização das atividades.

As bolsas ofertadas pelas instituições sofreram redução no seu quantitativo. Em alguns casos, os períodos para inscrição estão sendo prorrogados e os candidatos que tiveram suas bolsas aprovadas tiveram que adiar a viagem, enquanto outros tiveram que retornar para o seu país de origem.

De acordo com o titular da DAINT, Prof. Dr. Pedro Adrião, no contexto local, as atividades de fluxo contínuo (convênios, divulgação de bolsas etc.) continuam, mas dependendo da agilidade dos processos que chegam de outros países.

“As atividades presenciais que impulsionam a internacionalização, propostas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, foram canceladas no momento, devendo ser realizadas no próximo semestre ou serão ofertadas na modalidade a distância. A Diretoria está discutindo e analisando as possibilidades”, explicou.

Estava no planejamento da Daint ministrar dois cursos para capacitar a comunidade acadêmica e os professores de Língua estrangeira da Educação Básica para ações de internacionalização; promover dois cursos de formação continuada destinados aos docentes e discentes sobre a internacionalização na UERN e imersão em línguas estrangeiras; realizar Seminário de Internacionalização na UERN em parceria com outras instituições e realizar um curso de português para estrangeiros.

Duas alunas egressas do curso de Química e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) da UERN tiveram que cancelar a participação no estágio na Universidade Poitiers, na cidade de Poitiers, França.