DAIN reúne instituições parceiras para discutir promoção de Seminário Potiguar em dezembro

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), reuniu na quinta-feira (09) representantes de instituições parceiras para tratar da organização do II Seminário Potiguar: Educação,Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação do Direito. O evento promovido pelo DAIN acontrecerá no período de 9 a 11 de dezembro, no Hotel VillaOeste.

Sob a coordenação da professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, o Seminário tem como objetivo aprofundar as discussões, aproximar profissionais, trocar e compartilhar experiências, com vistas à promoção de ações que busquem a efetivação da inclusão de estudantes com deficiência, fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito da coletividade. A reunião que aconteceu na Sala de Multimídia I, da Faculdade de Educação, contou com a participação de representantes dos seguintes parceiros:

* Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social/CAADIS/UFERSA. Representando a CAADIS/UFERSA, Ady Canário de Souza Estevão.
* Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS. Representando o CREE-MOS, Rosa Maria da Costa Siqueira e Lívia Ferreira de Lima.
* Centro de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS). Representando o CAS, Lucivanda Braga Lima, Rita de Cássia de Souza Maia e Rita de Cássia Araújo Amaro.
* Associação de Surdos de Mossoró (ASMO), representado por Witsendelis de Sousa Santos e Wagner Alves da Silva Queiroz
* Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró (CADV), representado por João Zacarias de Souza Neto
* Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM), Francisco Morais

Sob a coordenação da professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, a proposta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é desenvolver na Região Oeste Potiguar ações fundamentais na formação de recursos humanos, políticas e gestão da educação em diferentes áreas de conhecimento. A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas possui como público-alvo alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais.

A professora Ana Lúcia Aguiar acredita que “o II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação do direito chama a atenção para os trabalhos e discussão que a UERN vem imprimindo voltado para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no fortalecimento das redes de vínculo e parcerias locais, regionais e nacionais com a finalidade de planejar ações em conjunto com as instituições”. Destaca ainda que “a soma de esforços com os parceiros locais ampliará as discussões e repercutirá em desdobramento calcado pelo diálogo que, por sua vez, é escoltado pelo respeito e pela crença de que é possível minimizar as barreiras atitudinais”, finalizou.