...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN realiza X Roda de Estudos sobre a Lei Brasileira de Inclusão

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) realizou a X Roda de Estudos – Lei Brasileira de Inclusão, em Mossoró, na terça-feira, 21 de junho, no Auditório do Colégio Diocesano de Santa Luzia. Com um cronograma de estudos iniciado em fevereiro/2015, a segunda fase vai até julho deste ano para continuidade dos estudos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146, de 06 de julho de 2015, sob a coordenação da professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e o advogado e mestrando Vicente Celeste Oliveira.

A mesa redonda reuniu os palestrantes: Disraeli Davi Reinaldo Moura, Liécio de Morais Nogueira, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Vicente Celeste de Oliveira Júnior, Catarina Vitorino e Línia Souza.

A Lei nº 13.146/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Entrou em vigor em 6 de janeiro de 2016.

O objetivo da Roda de Estudos é discutir e refletir o que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência para a soma de esforços com vistas à promoção de ações que consolidem a condição de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

O cronograma da Roda de Estudos está organizado em quatro fases, compreendendo quatro semestres de estudos. Iniciada, em sua primeira fase em agosto de 2015 irá até o primeiro semestre de 2017. A organização da iniciativa reforça que a vocação do projeto está na soma de esforços de todos os profissionais das instituições envolvidas que, somando com os profissionais da UERN, acrescentam reflexões e aprofundam o estudo.

O professor Disraeli Moura afirma que a UERN vem cumprindo seu papel na promoção desses eventos sobre a Lei de Inclusão, o que reforça e possibilita esse avanço na sociedade, garantindo a efetivação dos direitos das pessoas com deficiências. Para Liécio de Morais Nogueira, a Lei Brasileira da Inclusão, mais do que uma conquista da pessoa com deficiência, se mostra como uma vitória de toda a sociedade. “Ao lutarmos pela efetivação dos direitos da pessoa com deficiência, estamos defendendo o nosso estado de democrático de direitos”, afirmou Liécio de Morais.

A professora Ana Lúcia Aguiar assinala que a Lei Brasileira de Inclusão tem como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008. Sobre o capítulo Do Direito à Educação, da referida Lei, a professora Ana Lúcia, ao se referir ao Art. 27 que constitui a educação um direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem, chama a atenção a todos os gestores e educadores sobre a urgente atenção ao que dispõe a referida lei relativo à progressão acadêmica de todas as pessoas com deficiência para todos os níveis como um direito expresso na Lei.

Parcerias:

1. O Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV)
2.O Centro Estadual de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS)
3. Associação do Deficiente Visual de Mossoró (ADVM)
4. Coordenação de Ações Afirmativas Diversidade e Inclusão/UFERS
5. Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró ADVM
6.Colégio Diocesano Santa Luzia – CDSL
7.Associação de Surdos de Mossoró –ASMO
8.Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Mossoró
9.Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS
10.Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFRN/Mossoró
11.Conselho Tutelar de Mossoró-RN
12.Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – CAENE/UFRN
13. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção/Mossoró
14. Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio
15. Penitenciária Federal/Mossoró
16. Colégio Mater Christi

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support