...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN realiza X EANE

A Diretoria de Políticas Públicas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou na noite desta quarta-feira o X Encontro dos Acadêmicos com Necessidades Eduacionais Especiais (EANE), cujo tema é “Narrativas de Vida e Histórias de Mim”. Trata-se de um momento de troca de experiências entre os alunos com necessidades educacionais especiais da UERN como Camila Morais, do quarto período de Serviço Social. “O evento é de bastante importância por ser o primeiro contato com os novos alunos com alguma deficiência. Foi a primeira acolhida para mim porque quando entrei na UERN não conhecia a DAIN e a questão da acessibilidade daqui. Eu me senti muito acolhida. Aqui a gente vê as nossas dificuldades e as dois outros”, relatou.

Um dos casos de superação é o de Heider Irinaldo que, mesmo com as dificuldades de um cadeirante, conseguiu se tornar veterinário e agora cursa Medicina na UERN. “O evento é de suma importância porque cada um de nós tem um pouco a contribuir com histórias de superação que temos para contar. A UERN hoje é muito vasta e tem vários cursos e toda troca de experiência é muito válida”, declarou.

Quem também esteve no evento foi o professor Dr. Ramiro Camacho, que relatou a experiência com uma aluna com necessidades educacionais especiais que teve muitas dificuldades na graduação e encontrou na UERN um cenário mais tranquilo no mestrado. “É um desafio que a gente está enfrentando agora. Ela tinha sido aluna nossa há uns anos atrás, quando a UERN não estava tão preparada como hoje. Temos a DAIN, que dá um apoio importante nessa inclusão dos alunos de uma forma muito humana”, acrescentou.

A diretora da DAIN, professora Dra. Ana Lúcia Aguir, destacou a importância de eventos como o X EANE. “É um momento para continuar aquecendo emoções, divulgando e dando visibilidade à temática da inclusão e das deficiências e que a sociedade é para todos e todas”, frisou.

A professora Ana Lúcia analisou a escolha do tema da edição desse ano: “Narrativas de Vida e Histórias de Mim”. “Esse encontro é uma parte de todos. Corresponde a todos aqueles que estão empenhados na luta pela inclusão de todos e todas em dimensões da vida”, frisou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support