DAIN realiza X EANE

A Diretoria de Políticas Públicas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou na noite desta quarta-feira o X Encontro dos Acadêmicos com Necessidades Eduacionais Especiais (EANE), cujo tema é “Narrativas de Vida e Histórias de Mim”. Trata-se de um momento de troca de experiências entre os alunos com necessidades educacionais especiais da UERN como Camila Morais, do quarto período de Serviço Social. “O evento é de bastante importância por ser o primeiro contato com os novos alunos com alguma deficiência. Foi a primeira acolhida para mim porque quando entrei na UERN não conhecia a DAIN e a questão da acessibilidade daqui. Eu me senti muito acolhida. Aqui a gente vê as nossas dificuldades e as dois outros”, relatou.

Um dos casos de superação é o de Heider Irinaldo que, mesmo com as dificuldades de um cadeirante, conseguiu se tornar veterinário e agora cursa Medicina na UERN. “O evento é de suma importância porque cada um de nós tem um pouco a contribuir com histórias de superação que temos para contar. A UERN hoje é muito vasta e tem vários cursos e toda troca de experiência é muito válida”, declarou.

Quem também esteve no evento foi o professor Dr. Ramiro Camacho, que relatou a experiência com uma aluna com necessidades educacionais especiais que teve muitas dificuldades na graduação e encontrou na UERN um cenário mais tranquilo no mestrado. “É um desafio que a gente está enfrentando agora. Ela tinha sido aluna nossa há uns anos atrás, quando a UERN não estava tão preparada como hoje. Temos a DAIN, que dá um apoio importante nessa inclusão dos alunos de uma forma muito humana”, acrescentou.

A diretora da DAIN, professora Dra. Ana Lúcia Aguir, destacou a importância de eventos como o X EANE. “É um momento para continuar aquecendo emoções, divulgando e dando visibilidade à temática da inclusão e das deficiências e que a sociedade é para todos e todas”, frisou.

A professora Ana Lúcia analisou a escolha do tema da edição desse ano: “Narrativas de Vida e Histórias de Mim”. “Esse encontro é uma parte de todos. Corresponde a todos aqueles que estão empenhados na luta pela inclusão de todos e todas em dimensões da vida”, frisou.