DAIN realiza VIII Encontro de Acadêmicos com Necessidades Especiais da UERN

A Diretoria de Apoio à Inclusão recepcionará discentes no VIII Encontro de Acadêmicos com Necessidades Especiais na manhã do dia 30 de outubro, no auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF). O VIII EANE reunirá discentes de diferentes cursos e períodos, além da participação de egressos que, em roda de conversa, narrarão suas experiências de vida escolar e acadêmica abordando sobre os desafios, possibilidades e superações ao longo de sua escolaridade.

Será um momento de trocas, construções e aprendizado advindo da trajetória de suas histórias de vida, resultado da soma de esforços e concretizações de ações exitosas. O acesso e permanência na academia, com a construção de um caminho centrado na quebra de barreiras atitudinais e procedimentais, será a abordagem central, considerando que é um passo fundamental para a construção das possibilidades de participação plena e efetiva da vida em sociedade em todas as suas dimensões.

Para o VIII EANE haverá a participação da discente do Curso de Serviço Social, Camila da Rocha Morais, com suas narrativas (Auto) Biográficas na construção da quebra de barreiras e acessibilidade, o que lhe trouxe a conquista de espaços importantes para sua aprendizagem, inserção social e a conquista da primeira experiência na Iniciação Científica, com o projeto intitulado Educação Inclusiva e efetivação do direito à acessibilidade: roda de conversa em cadeira.

Serão enfatizadas com a participação de outros discentes com necessidades educacionais especiais da UERN, bem como com os egressos, as dificuldades vivenciadas na trajetória acadêmica, ressaltando os espaços exitosos alcançados por cada um, sobretudo as conquistas acadêmicas, somadas ao apoio de todos aqueles que se uniram para a eliminação de barreiras.

A Diretora Ana Lúcia Aguiar, da Diretoria de Apoio à Inclusão, mais uma vez reforça a necessidade da participação de todos os discentes, os docentes, os técnicos administrativos, administração superior na soma de esforços para a inclusão de todos e todas baseados nos fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na Convenção de 2006 dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do qual o Brasil é signatário.

A Diretora da DAIN acredita no crescimento de todos a partir do fomento de espaços de convivência, compartilhamento, partilha e de trocas culturais onde a diversidade sinaliza o aprendizado e a aproximação. Por ocasião do VII EANE, no primeiro semestre letivo de 2014, foi formada uma comissão composta por discentes com deficiência, com objetivo de pensar, permanentemente, e consolidar ações com vistas à acessibilidade e quebra de barreiras, conjugando iniciativas e buscando parcerias institucionais. Para o VIII EANE, a comissão apresentará o trabalho que vem desenvolvendo, bem como sua ampliação.