...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN realiza VII Encontro dos Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais

A Diretoria de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN), através da Profa. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e toda a equipe, convida os discentes da UERN para participar do VII Encontro dos Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais (EANE), que realizar-se-á no dia 16 de abril de 2014, às 8h30, no Auditório da Faculdade de Educação Física, no Campus Central da UERN.

O VII EANE é um evento promovido pela DAIN, onde se realiza uma roda de narrativas autobiográficas com o objetivo principal da troca de experiências em torno da trajetória da vida escolar/acadêmica dos discentes para ampliar as discussões em torno de uma maior compreensão das dimensões da deficiência e, certamente, aponta para a mobilização da defesa da cidadania, da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas. No mesmo sentido, instiga o olhar sobre a visibilidade dos benefícios que atingirão as pessoas com deficiência nas plurais dimensões do viver em sociedade.

A Profa. Ana Lúcia Aguiar destaca que, para o dia 16 de abril, a DAIN será instigada com a mesma pertinência a continuidade do debate sobre a Lei Estadual Nº 9.696, de 25 de fevereiro de 2013, que dispõe sobre 5% de vagas para candidatos com deficiência e acredita no crescimento de todos e todas a partir de espaços de convivência, compartilhamento e de trocas culturais onde a diversidade sinaliza o aprendizado, a aproximação, a alteridade. A perspectiva autobiográfica, certamente, permitirá o conhecimento de si e do outro, narrativas de formação e histórias de vida. É, sem dúvida, afirma a professora Ana Lúcia Aguiar, “uma possibilidade de construções, reconstruções e formação continuada”.

Com a mesma importância para a ocasião, o EANE se ampliará no sentido da discussão quanto à acessibilidade, a quebra de barreiras, um movimento para o abrir as portas para a inclusão, apontando para a Formação Humana e o Desenvolvimento Profissional Docente, a aproximação ao outro, através da escuta, das suas histórias de vida, de suas autobiografias, considerando que das narrativas e escutas (Auto) Biográficas será possível partir para ações concretas dentro das políticas públicas, da gestão da educação e da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

OBS.: Com informações da DAIN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support