DAIN realiza VII Encontro dos Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais

A Diretoria de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN), através da Profa. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e toda a equipe, convida os discentes da UERN para participar do VII Encontro dos Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais (EANE), que realizar-se-á no dia 16 de abril de 2014, às 8h30, no Auditório da Faculdade de Educação Física, no Campus Central da UERN.

O VII EANE é um evento promovido pela DAIN, onde se realiza uma roda de narrativas autobiográficas com o objetivo principal da troca de experiências em torno da trajetória da vida escolar/acadêmica dos discentes para ampliar as discussões em torno de uma maior compreensão das dimensões da deficiência e, certamente, aponta para a mobilização da defesa da cidadania, da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas. No mesmo sentido, instiga o olhar sobre a visibilidade dos benefícios que atingirão as pessoas com deficiência nas plurais dimensões do viver em sociedade.

A Profa. Ana Lúcia Aguiar destaca que, para o dia 16 de abril, a DAIN será instigada com a mesma pertinência a continuidade do debate sobre a Lei Estadual Nº 9.696, de 25 de fevereiro de 2013, que dispõe sobre 5% de vagas para candidatos com deficiência e acredita no crescimento de todos e todas a partir de espaços de convivência, compartilhamento e de trocas culturais onde a diversidade sinaliza o aprendizado, a aproximação, a alteridade. A perspectiva autobiográfica, certamente, permitirá o conhecimento de si e do outro, narrativas de formação e histórias de vida. É, sem dúvida, afirma a professora Ana Lúcia Aguiar, “uma possibilidade de construções, reconstruções e formação continuada”.

Com a mesma importância para a ocasião, o EANE se ampliará no sentido da discussão quanto à acessibilidade, a quebra de barreiras, um movimento para o abrir as portas para a inclusão, apontando para a Formação Humana e o Desenvolvimento Profissional Docente, a aproximação ao outro, através da escuta, das suas histórias de vida, de suas autobiografias, considerando que das narrativas e escutas (Auto) Biográficas será possível partir para ações concretas dentro das políticas públicas, da gestão da educação e da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

OBS.: Com informações da DAIN