...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN realiza treinamento para novos estagiários

Nos dias 17 e 18 de agosto a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou o curso de formação continuada “Conceitos e Práticas em Educação Especial e Inclusão” voltado para os novos alunos estagirários. Na oportunidade foram dadas as aulas do segundo módulo cujo nome é “DEFICIÊNCIA FÍSICA E INCLUSÃO: CONCEITOS E PRÁTICAS”.

O treinamento foi ministrado pela Profa Dra Ana Lúcia Aguiar na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. “O objetivo foi promover a formação continuada de estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Estágio Não Obrigatório em parceria com a Secretaria de Educação do Município, com vistas a proporcionar, a esse aluno, aprendizagens básicas para o atendimento, acompanhamento, orientação a alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais em espaços educacionais”, explica.

Ela acrescentou que a capacitação servirá para que os alunos possam atuar em escolas da rede municipal de ensino atendendo aos estudantes com necessidades educacionais especiais. “A capacitação envolve três setores da UERN. A Diretoria de Política e Ações Inclusivas (DAIN), responsável por ministrar as aulas; a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) responsável pela seleção dos  estagiários,  e  a  Pró- reitoria de Extensão (PROEX) responsável pela confecção dos certificados dos alunos e dos profissionais que ministrarão as aulas. Esse projeto cumpre essa missão na parceria interna com DAIN/DAE/PROEX e na externa com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Mossoró”, analisou.

A professora acrescenta que esse tipo de curso é importante para aprimorar o desempenho dos alunos. “intensificaremos nessa Formação Continuada esforços na busca pela troca e compartilhamento de experiências, pela qualidade de atividades, uma vez que, consolidarão as parceiras relacionadas às discussões propostas pelo projeto de formação continuada, o que abrirá outros espaços para consolidação de ações e políticas de inclusão, com vistas à efetivação de direitos das pessoas com deficiência”, declarou.

Ela destaca que o curso está fundamentado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário e na Lei Brasileira de Inclusão – LBI n° 13146/2015. “Ressaltamos, também, sobre o acordo entre os Estados-Partes no que diz respeito a assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação, adotando medidas para garantir que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência. Destacamos, ainda, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que vem abraçar os objetivos do referido curso”, concluiu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support