DAIN realiza projeto de ressocialização no Complexo Penal Agrícola Mário Negócio

A Diretoria de Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está realizando o projeto “Histórias de vida em Música, Desenhos e Teatro”, que oferece oficinas de música, teatro, dança e aulas de libras, origami, entre outras atividades, dirigidas ao apenados, devolvendo direitos aos internos, como “Direito a música, direito a vida, direito ao estudo, direito ao estudo, direito ao conhecimento sobre meio ambiete, direito a socialização e o direito para voltar ao convívio social, que exige um trabalho permanente, sistemático e constante”, disse a Profª Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN.

O projeto teve início em setembro de 2015 e se estenderá até setembro de 2017 e foi apresentado para ser executado dentro de um projeto maior no qual a UERN participa juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Norte. O projeto trabalho com várias linguagens, levando em consideração o processo de sensibilidade dos internos, “nós não somos só pessoas que precisamos do alimento físico. Precisamos de muitos alimentos e o principal é a presença do outro em nossas vidas. É o outro que nos escuta, é o outro que atende as nossas necessidades e em estando privado da liberdade, não estão privados dos outros direitos por serem sujeitos de direitos.

An Lúcia disse que são muitas pessoas envolvidas nesse trabalho, entre os quais estão professores da UERN, alunos da pós-graduação (seus orientandos), técnicos da DAIN, membros do Grupo de Teatro Arruaça. Na manhã da quinta-feira foio encenada uma peça teatral, “A parábola do filho prodigo”. A professora encerrou dizendo que “estejamos com saúde, estejamos vivos e com a satisfação de viver a vida sabendo que precisamos buscar o convívio para a paz”.

Foto: Ivanaldo Xavier