...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN realiza IV Roda de Estudos Sobre a Lei Brasileira de Inclusão

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 26, a IV Roda de Estudos sobre Lei Brasileira de Inclusão. O evento coordenado pela Diretoria de Políticas Públicas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) foi realizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O evento contou com a presença de integrantes da Comissão de Apoio às Pessoas com Deficiência da subseccional de Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A diretora a de políticas públicas e ações inclusivas da UERN, profa. Dra. Ana Lúcia Aguiar, disse que o projeto foi criado em agosto com o objetivo de propagar o conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão, que entra em vigor a partir de 3 de janeiro de 2016. “Esse é um momento especial sobre a leitura, o estudo e a reflexão sobre o que a Lei Brasileira de Inclusão está trazendo em relação a quebra de barreiras físicas, atitudinais, procedimentais, conceituais e de mobiliário. Precisamos construir esses espaços para que as pessoas possam conhecer essa lei”, frisou.

A professora Ana Lúcia Aguiar explicou que esta é a primeira fase de discussão, que está no quarto encontro e ainda prevê mais um em dezembro. “O objetivo é construir um documento em que possamos elaborar um documento sobre as discussões que foram feitas”, acrescentou.

A representante da OAB, Catarina Vitorino, destacou a importância de se divulgar a Lei Brasileira de Inclusão. “É preciso suprir a sociedade de informações básicas sobre o atendimento das pessoas com deficiência. Esse projeto que a professora Ana Lúcia vem coordenando é de suma importância porque ele permite refletir e analisar questões relacionadas a lei e fazer acréscimos acima disso. Isso possibilita até propor futuros projetos sobre os direitos das pessoas com deficiência”, destacou.

A outra representante da OAB foi a advogada Línia Maria. “Nós, que fazemos parte da Comissão de Apoio às Pessoas com Deficiência da OAB/Mossoró, sempre buscamos ajudar as pessoas com deficiência e de pronto aceitamos o convite da professora Ana Lúcia e aproveitamos essa oportunidade para fazer a leitura e comentário sobre os principais quesitos da lei de inclusão”, explicou.

A Roda de Conversa ainda está colaborando com o trabalho do Mestrado em Educação de Vicente Celeste. “A Lei Brasileira de Inclusão tem um reflexo fundamental em nossos estudos no POSEDUC. A discussão não versa somente sobre a letra da lei, mas também as experiências que temos a respeito da inclusão. Essa discussão prévia é para que a academia possa contribuir com a sociedade. A professora Ana Lúcia conduz esse trabalho com maestria”, destacou.

A segunda etapa da Roda de Conversa sobre Lei Brasileira de Inclusão começa em fevereiro. “Serão quatro fases, em quatro semestres. Queremos tornar esse um projeto de extensão”, acrescentou Ana Lúcia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support