DAIN realiza IV Reunião Ampliada do III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou no último dia 23 de maio a IV Reunião Ampliada para o III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro deste ano. Os encontros, que acontecem desde fevereiro de 2016, vem construindo em reuniões ampliadas, mensais.

A Professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Diretora da DAIN, ressalta “para a Diretoria de Políticas e Ações Inclusiva é um momento de considerável importância e estamos somando em cada oportunidade com os parceiros institucionais externos na realização do III Seminário Potiguar. A soma dos esforços e a troca de experiência são gratificantes e pertinentes nessa trajetória em que, a cada momento, nos fortalecermos nas ações de consolidação da política de inclusão da UERN e luta pela garantia dos direitos humanos na universidade e sociedade”.

Ela relembra que “O III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos” tem por objetivo aprofundar as discussões, aproximar profissionais e promover ações que busquem a consolidação da inclusão de estudantes com deficiência fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito da coletividade. Resulta nas políticas voltadas para a diversidade e inclusão, permitindo aprofundar a Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente e as Políticas e Gestão da Educação. É urgente enfrentar esses desafios para o presente momento histórico, marcado pelas transformações no campo do trabalho, pelos avanços nas novas tecnologias da informação e da comunicação como pela internacionalização de suas ações inclusivas”.

A professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar destaca que “o III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos promoverá discussões no âmbito da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva destaca os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando construir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.

Ela frisa ainda que o Seminário aludirá sobre o que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário, especificamente sobre o acordado entre os Estados Partes, no que diz respeito a assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação, adotando medidas para garantir que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência”.

Importante frisar que o referido Seminário proporcionará discussões sobre Lei Brasileira de Inclusão, Lei Nº 13. 146/2015, que tem como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008” e se constitui em um grande avanço para o cumprimento da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência”

A V Reunião Ampliada do III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos será realizada no dia 30 de junho de 2016, no Campus Central, na Faculdade de Educação, Sala de Multimídia I para a qual todos e todas estão convidados.

As reuniões ocorrem sempre na Faculdade de Educação, Sala de Multimídia I, Campus Central/UERN.

• Estudantes de Graduação e da Pós-Graduação
• Estudantes do Programa de Iniciação Científica – PIBIC