DAIN realiza curso de Musicografia em Braile

Está sendo realizado no Auditório do Departamento de Música no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande (UERN) o projeto “Musibraile”, que oferece um curso de musicografia para cegos através de leitura em braile de partituras.

O trabalho é coordenado pelo Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, com apoio da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN).

São 30 participantes entre professores, técnicos e alunos. “O curso é de formação continuada para a leitura em braile e vários programas já foram instalados em computadores”, explica a professora, Dra. Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN.

O curso é ministrado pela professora do curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Catarina Shin. “Estamos proporcionando um curso de como ensinar música para pessoas com deficiência de modo que eles, através da leitura em braile da escrita musical, tenham mais independência”, frisou.

A iniciativa agradou Francisco Fernandes, graduado em Letras pela UERN e atualmente aluno de Música do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR). “O curso é relevante porque nós cegos não temos acesso a musicografia”, explicou.

Lucas Morais, aluno do terceiro período de História, disse que é um aprendizado importante. “É complexo porque estamos aliando duas coisas que não são simples: a escrita musical e o braile”, analisou.