...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN realiza curso de Formação Continuada em Portalegre

Com o objetivo de promover a formação continuada de professores e gestores da Rede Municipal de Educação de Portalegre, com vistas a proporcionar aprendizagens básicas para o atendimento, acompanhamento, orientação a alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais em espaços educacionais, a Diretoria de Ações e Políticas Inclusivas (DAIN/UERN) realizou nesta segunda-feira, 20 de junho, o Curso de Formação Continuada – conceitos e práticas em educação especial e inclusão.

O curso foi voltado a 65 professores e gestores da Rede Municipal de Educação de Portalegre, com oferta de cinco oficinas:

  • Oficina 1: Deficiência Visual – Abordando o Braille e a Orientação e Mobilidade. Ministrantes: João Zacarias de Sousa Neto e Antonio Nobre de Araújo. (Parceria com o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual/Mossoró – CADV – cujo trabalho de orientação, acompanhamento e atendimento às pessoas com deficiência visual é referência para Mossoró e região);
  • Oficina 2: Deficiência Auditiva – Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, Ministrante Edson Filho;
  • Oficina 3: Deficiência Física: Trabalhando a acessibilidade e quebra de barreiras atitudinais – Ministrante: Ana Lúcia Oliveira Aguiar;
  • Oficina 4: Práticas Pedagógicas de Inclusão – Ministrantes: Stenio de Brito Fernandes e Maria do Socorro da Silva;
  • Oficina 5: Serviço Social e Educação em Valores – Ministrante: Sônia Alves Bezerra Lins.

Para João Zacarias de Sousa Neto e Antonio Nobre de Araújo, do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual de Mossoró/CADV, o encontro foi proveitoso para a educação e importante porque a UERN/DAIN e o CADV somaram esforços, dialogaram, com as experiências dos educadores de Portalegre, comprometidos com a educação inclusiva, na extensão dos programas formativos, que visam o fortalecimento, também, do sistema de escrita e leitura Braille, somando aos estudos de Orientação e Mobilidade para as pessoas que têm deficiência visual.

A Diretora da DAIN, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, afirma que a formação continuada será intensificada na busca pela troca e compartilhamento de experiências. “Pela qualidade de atividades, uma vez que consolidarão as parceiras relacionadas às discussões propostas pelo projeto de formação continuada, abrirá outros espaços para consolidação de ações e políticas de inclusão, com vistas à efetivação de direitos das pessoas com deficiência”, complementa Ana Lúcia.

O Curso de Formação Continuada: Conceitos e Práticas em Educação Especial e Inclusão está fundamentado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário e na Lei Brasileira de Inclusão – LBI n° 13.146/2015.

A DAIN ressalta, também, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o acordo entre os Estados no que diz respeito a assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação, adotando medidas para garantir que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support