...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN promove encontro pedagógico na Penitenciária Federal

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou o I Encontro Pedagógico: Processos de (auto) formação e práticas educativas em espaços prisionais. A iniciativa ocorreu na última semana, na Penitenciária Federal de Mossoró (PFMOS), atendendo convite da pedagoga da unidade prisional, Jussara Pereira de Oliveira.

O Encontro Pedagógico integra a Programação do Núcleo de Ensino da PFMOS que visa capacitar os servidores através de cursos e eventos. A palestra foi ministrada pela Profª Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Diretora da DAIN, e teve como objetivo propor uma reflexão sobre o estatuto do outro, em seus processos de (auto) formação e práticas educativas centradas na pluralidade e consciência da diversidade humana, na pesquisa e na formação de sujeitos em espaços educativos.

O trabalho realizado para os agentes penitenciários federais foi fundamentado nas lições de Paulo Freire. “Trata-se de um momento que pretende aproximar profissionais de várias áreas do conhecimento para a promoção de ações que visem a consolidação da inclusão de apenados fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito dos presídios”, destaca a professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

Para ela, essas ações “resultam da compreensão de que é preciso a viabilização de projetos e discussões voltadas para espaços prisionais instigando plurais olhares de construção das dimensões da vida das populações do referido sistema. Implica em ações com olhar para a diversidade e a inclusão considerando a responsabilidade da academia com sua prática para além dos muros da Universidade”.

Esta não é a primeira vez que a UERN realiza ações em espaços prisionais. Desde setembro de 2015, a DAIN está com atividades de extensão voltadas para as unidades prisionais, como os projetos Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho – vozes silenciadas, Inclusão e (Re) Socialização em Espaços Prisionais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support