DAIN participa de programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado em 21 de setembro, está sendo realizada nesta semana uma programação especial para despertar a reflexão sobre as conquistas e desafios na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. A Diretoria de Ações e Políticas Inclusivas (DAIN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das organizadoras, juntamente com entidades de apoio a pessoas com deficiência.

Com o tema “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a abertura será nesta quarta-feira, 26, às 7h30, no auditório da Faculdade Diocesana. Na ocasião, haverá mesa-redonda sobre “Conselhos Municipais Participativos: Qual o seu lugar na vida das cidades?”. O debate será mediado por José Nelton de Carvalho, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e contará com a presença de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e do Conselho Municipal sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência de Natal.

Ainda na quarta-feira, no período da tarde, será realizada uma caminhada referente ao Dia Nacional do Surdo e ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A movimentação sairá do Centro de Atendimento ao Surdo, na avenida Rio Branco, e percorrerá as principais ruas do centro da cidade.

Na quinta-feira, 27, a programação continua com a realização do VI Festival Cultural de Libras e do I Festival de Diversidade e Inclusão: Livres e Iguais em Dignidade e Direitos, na Estação das Artes Elizeu Ventania. O encerramento será na sexta-feira, 28, com um ato na Assembleia Universitária da UERN, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.