DAIN INICIA CURSO DE LIBRAS EM MARÇO

O Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN) informa que as aulas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) serão iniciadas no próximo dia 1º de março. Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN), professora Vera Lúcia Lopes, o departamento vem continuamente trazendo o conhecimento sobre a inclusão e acessibilidade no âmbito da Universidade. “Uma ação constante tem sido a oferta de cursos libras, e nesse sentido já oferecemos seis turmas de Cursos de Libras Básico nos anos de 2008 e 2009, com um total de 180 vagas ofertadas nestes dois anos”, diz.

A este trabalho de difusão da libras no ensino superior, o DAIN oferece três turmas do curso de Libras II, que tem como pré-requisito, a realização do curso de Libras Básico. “Reiteramos nosso compromisso e responsabilidade com a difusão de conhecimentos que garantam a acessibilidade na instituição, desse modo, informamos que estaremos oferecendo Cursos de Libras básico como também Libras avançado durante o ano de 2010.”

Ainda segundo a coordenadora do DAIN, A Libras é uma língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, sendo uma luta de muitos anos que caracteriza os surdos como um povo com cultura e língua próprias que sofre a opressão da sociedade majoritária, impondo um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades de cada um destes cidadãos. “Sendo assim, através de anos de luta, o povo surdo conquistou o direito de usar uma língua que possibilitasse não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade.”

“Para que esta participação seja efetiva é preciso difundir a língua, a cultura e a concepção de mundo dos surdos. Para isso, o DAIN elaborou esta proposta de cursos com conteúdos fundamentais para aprendizagem deste segundo idioma, contando com 40 horas/aula. Esperamos despertar em cada inscrito o desejo de conhecer, a vontade de aprender e a capacidade de compreender um novo idioma, a Língua Brasileira de Sinais, Todos os cursos serão sediados na sala multi-mídia I e multi-mídia II da Faculdade de Educação do Campus Central.

O Cursista deverá adquirir o material de referência para acompanhamento das aulas na pasta dos cursos de LIBRAS que se encontra na Copiadora do Centro de Convivência da UERN.

Turmas e horários:

TURMA A – 7:00 às 11:00 horas – dias 01, 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de Março de 2010

TURMA B – 13:00 às 17:00 horas – dias 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 de Março e 01 de Abril de 2010

TURMA C – 19:00 às 22:00 horas – dias 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 de Março e 01 de Abril de 2010