...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN inicia curso de Braille em parceria com o CADV

Nesta terça-feira, 8, terá início o curso de Braile na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O projeto é promovido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), com o reforço do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual de Mossoró (CADV) e terá carga horária de 60 horas.

Ministrado pela professora Eliane Dias, que é mestra em Ensino e atua na área de Deficiência Visual desde 1988 no CADV, o curso objetiva contribuir para a difusão do Sistema Braille, que é um sistema de leitura e escrita por meio do tato, que permite a autonomia das pessoas com deficiência visual, dentre outras formas de acesso à aprendizagem. A capacitação é voltada para estudantes, professores e técnicos administrativos da UERN, bem como à comunidade externa.

“A ideia é compartilhar informações pertinentes sobre as modalidades específicas na área da deficiência, bem como reflexões, vivências e relatos de experiências sobre o contexto da inclusão educacional e social. Será mais um passo que estamos dando para a conquista de um novo olhar sobre o processo de aprendizagem das pessoas com deficiência visual”, declara a professora Eliane Dias.

O curso de Braille é fundamental para atuação junto à pessoa com deficiência visual, pois permite uma comunicação mais fluente com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania. A iniciativa se apresenta como ferramenta de acessibilidade à leitura e escrita, na perspectiva de contribuir para a educação inclusiva.

“Esse projeto tem caráter sistemático para formação de recursos humanos, primando esforços pela busca da qualidade do atendimento de estudantes com deficiência visual. É de responsabilidade educacional e social acompanhar e estimular as demandas internas, formar pessoal qualificado para o exercício de atividades, sobretudo, que se encontrem compatíveis às novas exigências sociais e educacionais que se espera de um profissional da educação no âmbito da Educação Especial, oferecendo oportunidades de formação em serviço”, diz a diretora da DAIN, Profª. Dra. Ana Lúcia Aguiar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support