DAIN faz levantamento sobre perfil dos alunos com deficiência

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) vai realizar levantamento junto aos alunos com deficiência dentro do Plano Estratégico de Ação.

Por meio da internet será realizada pesquisa junto aos estudantes com deficiência atendidos pela Equipe Multiprofissional da DAIN com a finalidade de mapear as suas especificidades com relação ao uso das ferramentas tecnológicas. “O objetivo é trabalhar as políticas de inclusão e imprimir fôlego às ações que venham corroborar para a acessibilidade e efetivação de direitos das pessoas com deficiência”, explica Ana Lúcia Oliveira Aguiar, diretora de políticas e ações inclusivas.

A DAIN/UERN está disponibilizando uma Equipe Multiprofissional para, na modalidade teletrabalho, fazer atendimento e orientação em tempos do novo Coronavírus. “Momentos como o que o mundo está vivenciando na dimensão do COVID-19 implica compreender que em meio às situações inusitadas e adversas e, para o momento atual, com indicação de quarentena, do ficar em casa como modo de prevenção contra a epidemia do referido COVID-19, é preciso criar alternativas para apoio, com vistas ao bem estar de todos aqueles que dependem das políticas de inclusão para pessoas com deficiências e da sensibilidade da sociedade em um trabalho que prescreve, para o momento de hoje, buscar maneiras para ampliação dos atendimentos no Ensino, na Pesquisa e naExtensão como missão”, acrescenta Ana Lúcia.

A DAIN está buscando conhecer o perfil dos cadastrados/atendidos que constam no Banco de

Dados da diretoria em relação ao uso da internet e das ferramentas tecnológicas.

A professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar reitera que a DAIN está disposição da comunidade acadêmica e sociedade em geral, através de uma Equipe Multiprofissional/DAIN composta por profissionais da pedagogia, da psicologia educacional, da psicopedagogia, do serviço social, da divisão de deficiência auditiva e deficiência visual, secretaria e direção.

A DAIN fará contato com os alunos cadastrados para que respondam o questionário.